Qual a diferença entre temperar e marinar?

Perguntado por: enunes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

Sabe a diferença entre marinar e temperar? Enquanto a marinada permite dar mais aroma, suculência e um determinado sabor graças à ação ácida dos líquidos, o tempero suaviza e aromatiza o alimento, tendo o azeite como protagonista.

Ele consiste em deixar alimentos, principalmente as carnes, de molho em uma mistura de temperos. Antigamente era feito principalmente como um método de conservação do alimento; mas hoje tem diversas finalidades, como alterar a textura e, principalmente, acentuar o sabor dos alimentos.

Uma das técnicas mais antigas da gastronomia, a marinada consiste em deixar algum ingrediente imerso em um líquido ácido (vinho, vinagre, entre outros) e temperos variados. O processo de marinar algum ingrediente serve para transformar a sua textura e adicionar um sabor acentuado.

Como regra geral, frango e carnes vermelhas precisam ficar imersos na marinada por aproximadamente 12 horas. Já o peixe não pode passar de 3 horas. O tamanho da carne também interfere. Quanto maior o pedaço da carne, maior também o tempo que deve ficar marinando.

Geralmente, marinar uma comida é colocá-la em um líquido ou meio ácido com especiarias e algum vegetal. Vinhos brancos, vinagres e o limão espremido são exemplos de ácidos que podem ser utilizados para marinar. Alho, cenoura, cebola e salsão são exemplos de vegetais que podem ser misturados a carne.

Usualmente o alimento a ser marinado no líquido, deve ser totalmente submerso no líquido ou tem que ser virado constantemente, a fim de que toda a sua superfície receba o contato dos “temperos” e para que ela possa ser condimentada da maneira correta.

Vale para preparações que serão grelhadas, cozidas ou assadas. E mais: o líquido da marinada ainda pode virar molho ou ser usado como ingrediente do cozido.

Antes de colocar o produto pese o recipiente, depois insira o produto nesse recipiente, adicione os temperos e preencha com água (ainda sem sal) até a submersão completa do produto.

técnica culinária que consiste em colocar um alimento, geralmente uma peça de carne, numa mistura de água, sal, temperos e algum componente ácido, como o.

Primeiro temos que deixar o peixe marinando por no mínimo 12 horas, para isso utilize um pote com tampa, forre o fundo com os filés. Coloque 1 pitada de pimenta junto do suco de limão, disponha o tempero da seguinte forma por cima dos filés: o alho bem picadinho, o limão, o sal grosso, e por fim o azeite.

Limão endurece a carne – Sim. O limão é ácido e faz com que a carne perca água.