O que é a parte branca da mortadela?

Perguntado por: dagostinho . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 4 votos

A mortadela tem duas cores, uma parte rosa claro, que é a carne (paleta moída) e os cubos brancos, que são a gordura da golla (papada). A proporção é de 80% de carne para 20% de gordura.

"A mortadela brasileira leva carne bovina, possuindo uma coloração mais escura, típica da presença de carne bovina junto com a carne suína, enquanto a da Itália é bem clarinha", diz ela.

Os especialistas consultados por VivaBem se dividem ao escolher qual é a mortadela menos prejudicial à saúde. De forma geral, eles definiram a mortadela de ave e a italiana como itens mais saudáveis, desde que consumidos com moderação.

Voltando para os dias atuais, as receitas de mortadela são diversas. A original contém carne de porco de boa qualidade, sal, pimenta-do-reino inteira, pistaches e pequenos cubos de gordura de porco, que vêm da papada do animal.

A carne de porco e a gordura são moídas em um moedor especializado. A moagem pode variar em sua textura, dependendo do tipo de mortadela desejada. Algumas variedades têm uma moagem mais fina, enquanto outras possuem uma textura mais grosseira com pedaços visíveis de gordura.

Ceratti

Ceratti é eleita melhor mortadela pela terceira vez consecutiva.

Tradicionalmente, as salsichas são feitas dos restos de carne de porco, aproveitados depois que as partes usadas para fazer bacon e presunto, por exemplo, são retiradas. A mesma coisa vale para carne de galinha e peru. Apesar da aparência tenebrosa, até agora não há nada no produto que possa fazer mal à saúde.

A organização mundial da saúde (oms) afirma que o consumo excessivo de alimentos embutidos e processados como salsicha, presunto, salame e mortadela aumentam o risco de desenvolvimento de câncer, principalmente o câncer colorretal.

Salsichas, linguiças, presuntos, mortadelas e outros embutidos podem prejudicar a saúde pelo alto teor de sódio, gordura e aditivos químicos, como nitratos e nitritos, que possuem.

Hoje, os embutidos recebem adição de corantes, aditivos químicos (como nitratos e nitritos, para manter a cor vibrante), sal, açúcar e temperos artificiais, além de muitas vezes serem compostos por partes do animal pouco nutritivas e que seriam descartadas.

A carne eqüina não é consumida no Brasil porque a maioria das pessoas acha a idéia repugnante. Na região de Bolonha, Itália, onde surgiu a mortadela, a carne de cavalo é vendida em açougues especiais. Ainda assim é difícil encontrar mortadela eqüina.

Mortadela é um enchido ou embutido de origem italiana, feita com carne de porco finamente cortada ou moída, curada termicamente e que incorpora pelo menos 15% de gordura de porco – principalmente a gordura do pescoço do porco.

A carne equina, ou carne de cavalo, é ligeiramente mais avermelhada que a do boi e com um paladar um pouco mais adocicado que a carne bovina. Muitos já podem ter comido e nem notado a diferença.

A mortadela tradicional é feita com pedaços de carne de porco e gordura que são moídos em pedaços grossos, enquanto a mortadela tipo Bolonha é feita com carne de porco e gordura, moídos em pedaços finos, resultando em uma textura mais uniforme e lisa.