O que é feito o salame?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 20 votos

O salame é um tipo de embutido feito a partir de carne de porco picada e temperada com uma mistura de especiarias e sal. Essa mistura é então colocada em uma tripa natural ou artificial e deixada para curar. O processo de cura permite que as enzimas da carne quebrem as proteínas, tornando ele mais macio e saboroso.

O salame pode ter inúmeras variações,com temperos diferenciados e agradando a todos, mas tradicionalmente falando, o salame é basicamente feito de carne bovina ou suína cortada em pedaços (sendo que algumas versões industrializadas podem conter ainda carne de frango e coração bovino), vinho, sal e especiarias.

Tradicionalmente é preparado a base de carne bovina ou suína, com 25% de gordura, junto à especiarias. O salame possui um ciclo de preparação. Inicialmente, a carne é triturada e, em seguida, são adicionados condimentos para tempera-la. A conclusão desta etapa se dá a apresentação de consistência uniforme da “mistura”.

Carne suína, toucinho suíno, sal, leite em pó desnatado, dextrose, açúcar, alho, pimenta branca, mostarda, gengibre, manjerona, páprica, isoascorbato de sódio, nitrato de sódio, nitrito de sódio, aroma natural de alecrim.

A principal diferença é o tempo de preparo. Segundo a chef e especialista em embutidos Mônica Rangel, o salame é curado, ou seja, não é cru nem cozido. Ele fica no mínimo três meses sob uma temperatura de cerca de 18ºC até chegar ao ponto ideal. A linguiça não tem esse processo.

A mortadela tradicional, que é chamada de bolonha, é feita apenas de carne bovina, suína e temperos – nada mais. A proporção das carnes é de 70% bovina e 30% suína. Os cortes já chegam embalados e apenas os melhores são usados na fabricação da mortadela. No caso, dianteiro bovino e paleta suína.

A principal utilização da carne de cavalo na Europa é na forma de embutidos. As qualidades da carne de cavalo permitem uma excelente liga em salames e mortadelas, inclusive dispensando produtos químicos que são utilizados quando os produtos são fabricados com outros tipos de carne.

O salame é um embutido de carne curado, que é feito a partir de carne de porco ou de boi, temperos e especiarias. A carne utilizada para o salame pode ser de diferentes cortes, como pernil, paleta, lombo ou até mesmo linguiça fresca.

Esses processos garantem a conservação da carne e o sabor característico. O salame é um produto feito com pedaços de carne suína, bovina e toucinho, adicionado de ingredientes, embutido, curado, fermentado, maturado e dessecado.

Respondendo de uma forma simples, o salame pode ser consumido de ambas as formas. Assim, a iguaria é frequentemente consumido crua, após passar por um processo de cura adequado. Durante a cura, o embutido é pendurado e deixado secar em condições controladas de temperatura e umidade.