Pode descongelar o kani no microondas?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

Como última opção, o descongelamento pode ser feito no micro-ondas. Para isso você deve tirar o peixe da embalagem plástica, colocá-lo em uma vasilha e, selecionar a opção “descongelar peixe” ou “descongelamento”.

São bastonetes versáteis com sabor caranguejo. Podem ser usados como tira-gosto ou no preparo de saladas, entrada e sanduíches. É só descongelar e usar!

Após descongelado, o kani kama pode ser mantido na geladeira sob uma temperatura de 3 até 5 graus célsius durante – no máximo – 2 dias.

Para manter o sabor de caranguejo e as propriedades nutricionais do produto, o seu armazenamento deve ser mantido a -18ºC ou mais frio, e, para descongelar, é recomendado deixá-lo em um recipiente, dentro da geladeira, por aproximadamente 12 horas.

O ideal é que o descongelamento seja gradual, colocando a peça na geladeira e deixando lá pelo tempo que for preciso. O processo de descongelamento em temperatura ambiente pode acelerar também a proliferação das bactérias, o que não é recomendável.

Embale a carne a ser descongelada de forma rápida em um recipiente de plástico com zip. Deixe a carne descansando na água quente por cerca de 20 minutos. Outro jeito de descongelar a carne rapidamente é usando o método da água fria, que é semelhante ao da água quente, mas tem um truque alternativo.

O kani é bem fácil de preparar já que você pode comê-lo cru. Ele deve ser sempre mantido no congelador e, quando for usar, o ideal é colocá-lo na geladeira antes, evitando que descongele em temperatura ambiente. Para usá-lo frio em uma salada ou no sushi, é só esperar descongelar e cortar em pedaços.

Quando um peixe está estragado, sua carne fica viscosa e sua pele se torna mais grossa e escorregadia. Além do mais, quando está estragando, o peixe vai ficar com um cheiro mais forte do que estava na hora da compra. Dica: peixes frescos devem ser consumidos em até 36 horas depois da compra.

O kani é rico em proteínas
Verdade. Por mais que o surimi tenha menos nutrientes do que a carne de caranguejo, ele ainda assim é fonte de proteínas que podem trazer benefícios à saúde do organismo. Ele também é fonte de fósforo, contendo cerca de 195 mg em uma porção de 100 g.

Conhecida nos Estados Unidos como “imitação de caranguejo”, a carne em si não é feita do animal, e sim de surimi, uma carne de peixe branco (como pollock) que é desossada, lavada para remover a gordura e pedaços indesejados e transformada em uma pasta. Essa pasta é incorporada com outros ingredientes e forma o kani.