Como pregar sobre a história de Ester?

Perguntado por: oconceicao . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.6 / 5 6 votos

Tenha paciência para agir com sabedoria. Ester foi sábia em cada decisão que tomou, isso porque manteve a calma e teve paciência para agir, ela foi estratégica e mais do que isso fez o que agradaria a Deus. Então, antes de agir, peça direcionamento e sabedoria para lidar com a situação da melhor maneira possível.

Coragem e Fidelidade:
A história de Ester nos ensina sobre a importância de ter coragem e permanecer fiel a Deus mesmo em meio a situações desafiadoras. Ester arriscou sua vida para salvar seu povo judeu, demonstrando uma coragem extraordinária e um compromisso inabalável com sua fé.

O objetivo central do Livro de Ester é justificar a observância da festa do Purim. Isto era muito importante já que se trata de uma festividade que não fazia parte das ordenanças mosaicas (do Pentateuco, livros de Moisés).

Ester é uma das mulheres mais importantes de toda a história bíblica. Ela se tornou rainha da Pérsia e foi usada por Deus para salvar todo o povo hebreu.

Sua atitude era amigável e ela se dava bem com outras pessoas. Havia muitas mulheres bonitas competindo pelo lugar de rainha mas foi a atitude de Ester que a destacou de todas as outras. De nada vale ser bonito por fora se você não é bonito por dentro (1 Pedro 3:3-4).

O que podemos aprender com Ester sobre a liderança

  1. Posição. Ester usou sua posição para o bem, não para fazer o que queria ou manipular as pessoas. ...
  2. Tempo. Ester foi escolhida para um tempo específico – e isso faz toda diferença. ...
  3. Oração e jejum. ...
  4. Coragem. ...
  5. Obediência.

A história de Ester nos ensina que Deus está sempre presente em nossas vidas, mesmo quando não podemos vê-lo. Ele trabalha nos bastidores, colocando pessoas e circunstâncias em nossas vidas para cumprir Seus propósitos. Podemos confiar que Ele está no controle, mesmo quando as coisas parecem estar fora de controle.

A oração de Ester
Ela orou ao Senhor, o Deus de Israel, dizendo: 28 [11] «Ó meu Senhor, nosso Rei, tu és o único Deus. Salva-me, pois estou sozinha; tu és a minha única ajuda e estou prestes a arriscar a minha vida.

Muito além de uma moça bela que agradou o Rei de seu tempo, Ester foi uma Rainha que verdadeiramente fez a diferença: uma mulher de Deus, uma líder estratégica, uma pessoa sábia cuja gestão realmente impressiona. A história da Rainha Ester está registrada no livro que carrega seu próprio nome, no Antigo Testamento.

Em Ester 1, podemos contemplar a soberania de Deus em ação. Embora o texto não diga, mas fica claro que o Senhor está criando uma situação de milagres para que Ester venha tornar-se rainha na Pérsia, e com isso salve os judeus dos malignos planos de Hamã.

O jejum de Ester foi uma forma de mostrar dependência total em Deus, o único que poderia salvar sua vida. O jejum de Ester foi uma forma de mostrar dependência total- de Deus, o único que poderia salvar sua vida. Na Bíblia o jejum não aparece como um mandamento, mas é assumido como prática normal do cristão.

Então, o que Ester fez? Ela decidiu invocar um poder maior do que o poder do rei: ela decidiu pedir ajuda a Deus. Pediu às suas moças e aos judeus da terra que jejuassem com ela. Depois de três dias de jejum, ela foi até o rei e…

Resposta: Amor, Cuidado e Livramento demonstrado na vida do seguinte personagem: Ester. Hadassa foi por Deus levada ao trono. Deus viu nessa mulher os pré requisitos para liberar todo povo de um terrível decreto.

Ester estava disposta a morrer pela causa dela. Se isso não a torna uma mulher super impressionante, não sabemos o que mais a tornaria! Ester acreditava que Deus a ajudaria, e Ele ajudou — o rei poupou os judeus. Quando você precisar defender suas crenças, Deus vai ajudá-lo também.

Mesmo sendo esposa do rei, Ester não tinha poder para livrar o seu povo. Ela precisava falar com o rei, mas não poderia entrar em sua presença, a não ser que fosse chamada. Se esperasse, poderia ser tarde demais. Se entrasse na sala do trono sem ser convocada, poderia ser condenada à morte.