Porque a rainha Vasti recusou o pedido do rei?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.2 / 5 7 votos

Porém, a rainha tinha os seus propósitos e se sentiu ofendida de ter que ser exibida como um objeto na frente dos vassalos do rei. Vasti, recusando-se a ser uma mera mulher objeto, foi banida da presença do rei e Ester assumiu seu lugar. Ela perdeu a coroa e o marido, no entanto não perdeu a dignidade.

O rei, embriagado ao extremo (com o coração alegre de vinho, na linguagem metafórica do texto bíblico), determinou que seus camareiros trouxessem a rainha, formosa, bela, “para mostrar aos povos e aos príncipes a sua beleza”. Vasti deveria comparecer à festa, exibindo-se, a mando do rei, portando a coroa real.

Vasti recusou o pedido do marido porque ele estava bêbado e tentando mostrar seu corpo como pornografia. Ela era uma rainha que merecia respeito e honra, não luxúria de todos os homens da cidade e exibida como um objeto. Isso nos ensina em nosso casamento hoje.

De acordo com o Midraxe, Vasti era bisneta do rei babilônico Nabucodonosor II, neta do rei Evil-Merodaque e filha do rei Belsazar. Durante o governo do pai de Vasti, multidões de medos e persas atacaram Babilônia e assassinaram Belsazar. Vasti, sem saber da morte do pai, correu para os aposentos do pai.

Vasti: Significa “de beleza incomum”. Vasti é um nome bíblico, que tem origem no nome hebraico Vashti e significa “de beleza incomum”. Vasti é o nome da primeira esposa do Rei Assuero, antes de Ester.

Introdução. Depois de destituir a rainha Vasti, o rei Assuero da Pérsia escolheu uma jovem judia chamada Ester para ser sua nova rainha. O primo e tutor de Ester, Mardoqueu, ofendeu Hamã, uma autoridade no reino persa, ao se recusar a prostrar-se diante dele.

Ester não contou a ninguém que era judia, porque Mordecai tinha lhe advertido a não revelar de onde viera. Passado um ano, o rei começou a chamar as moças que havia selecionado. Por fim, Ester foi chamada à presença do rei, que se encantou com sua beleza e atitude, tanto que a fez sua rainha, (Ester 2:17).

Assuero reinava sobre cento e vinte e sete províncias. Era um império que ia do Egito até a Índia. No terceiro ano do seu reinado ele resolveu curtir a vida. Deu um banquete para o qual convidou todos os nobres e príncipes das províncias do seu reino e seus servos.

Luvas são necessárias porque se você é a rainha, vai apertar muitas mãos, então elas funcionam como uma proteção também”, comentou a diretora da Cornelia James sobre a função prática do acessório. Você pode pensar que são apenas luvas brancas, mas a Rainha tem suas preferências na hora de escolher o material.

Segundo o Livro de Ester, essa mulher originária da Judeia, chamava-se Hadassa, que significa mirta em hebraico. Quando ela entra para o harém real, recebe o nome de Ester, que possivelmente era a designação dada à mirta, pelos medos.

Sem permissão para voltar para casa mesmo após o fim da guerra, o casal é forçado a criar seu filho, Demetrius, na imundície de um campo de refugiados de Shatila, em Beirute, Líbano.

Ela precisou de muita CORAGEM, segurança e confiança para dispensar aquilo tudo! Essa é a característica que Ester e Vasti tinham em comum: a coragem. Porém, enquanto uma usou para desafiar o rei, a outra a empregou para honrá-lo.

Dario I

O rei Assuero foi filho de Dario I, neto de Ciro e o pai de Artaxerxes I, o mesmo Artaxerxes que aparece no contexto de Esdras e Neemias (Ed 7:1; Ne 2:1).

A história do rei Assuero e da rainha Vasti se passa no livro de Ester da Bíblia. Para compreender bem o impacto e o significado dessa história, recomendamos a leitura da história de Ester completa.