Qual foi o pedido de Ester ao rei?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.7 / 5 14 votos

Ester 4—Ester pede que os judeus jejuem para que ela seja bem-sucedida ao pedir ao rei que poupe os judeus. Ester 5—O rei recebe Ester. Ela convida o rei e Hamã para um banquete. Hamã planeja enforcar Mardoqueu.

Ester, uma mulher judia, ficou sabendo que Hamã, o homem de confiança de seu marido, o rei Assuero, recebera permissão "para que se destruíssem, matassem e aniquilassem de vez a todos os judeus" (Ester 3:13).

Ester é uma das mulheres mais importantes de toda a história bíblica. Ela se tornou rainha da Pérsia e foi usada por Deus para salvar todo o povo hebreu.

[5] Então ela mandou chamar Acrateu, um dos eunucos que tinham sido escolhidos para a servir, e ordenou que fosse falar com Mardoqueu para saber exatamente o que estava a acontecer.

Ester não contou a ninguém que era judia, porque Mordecai tinha lhe advertido a não revelar de onde viera. Passado um ano, o rei começou a chamar as moças que havia selecionado. Por fim, Ester foi chamada à presença do rei, que se encantou com sua beleza e atitude, tanto que a fez sua rainha, (Ester 2:17).

6 Disse o rei a Ester, no banquete do vinho: Qual é a tua apetição? E se te dará. E qual é o teu desejo? E se fará, ainda que seja a metade do reino.

O rei, embriagado ao extremo (com o coração alegre de vinho, na linguagem metafórica do texto bíblico), determinou que seus camareiros trouxessem a rainha, formosa, bela, “para mostrar aos povos e aos príncipes a sua beleza”.

O que deveriam fazer? Mardoqueu disse que Ester deveria falar com o rei e pedir que ele salvasse a vida do povo judeu. Disse que Ester tinha uma missão especial a cumprir. Talvez ela tivesse sido escolhida como rainha a fim de salvar o povo que acreditava em Jeová.

A Ester certificou-se de que estava no seu melhor. Ela usava suas roupas mais bonitas, mas, o mais importante: ela jejuou e orou e todos os judeus jejuaram e oraram também. Era hora de ela defender aquilo em que acreditava e, se ela morresse, morreria! Ela fez uma oração.

Então, o que Ester fez? Ela decidiu invocar um poder maior do que o poder do rei: ela decidiu pedir ajuda a Deus. Pediu às suas moças e aos judeus da terra que jejuassem com ela.

Ester estava disposta a morrer pela causa dela. Se isso não a torna uma mulher super impressionante, não sabemos o que mais a tornaria! Ester acreditava que Deus a ajudaria, e Ele ajudou — o rei poupou os judeus. Quando você precisar defender suas crenças, Deus vai ajudá-lo também.

O que mais impressiona na história de Ester é sua coragem e ousadia. Ela arriscou a própria vida para salvar seu povo. Após tomar uma decisão, ela demonstra determinação para cumprir com o propósito de Deus na sua vida. Assim como Ester, não devemos ter medo de fazer o que temos a certeza de ser a vontade de Deus.

Ester, suas criadas, Mardoqueu e todos os judeus de Susã passaram três dias sem comer nem beber nada (Ester 4:15-17). O jejum de Ester foi um jejum mais radical, que só deve ser feito, no máximo, por três dias.

Ester era uma jovem muito bonita e foi escolhida, juntamente com outras jovens virgens, para estar na presença do Rei, já que ele iria escolher dentre elas a sua rainha. Porém, antes de Ester estar na presença do rei, ela passou por um processo de embelezamento, que consistia em um ano de tratamento.