O que é vaidade de acordo com a Bíblia?

Perguntado por: agarcia7 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.9 / 5 7 votos

Vaidade no hebraico advém de duas palavras. Habel, shav, que significa vazio e oco. Seu uso no Antigo Testamento estava relacionado ao abandono do único Deus verdadeiro e à busca de ídolos que não podiam satisfazer às necessidade de Israel pelo simples fato de não existirem.

Segundo a Bíblia vaidade é algo enganoso, sem valor, que leva a ostentação e a idolatria. Filosoficamente falando, a vaidade pode se referir a um senso mais amplo de egoísmo e orgulho.

Vaidade é o cuidado exagerado da aparência, pelo prazer ou com o objetivo de atrair a admiração ou elogios de terceiros. É a necessidade de vangloriar-se, de ostentar, de se exibir.

A declaração bíblica “vaidade de vaidade, tudo é vaidade” significa o caráter transitório, e em certo aspecto, inútil e vão, das realizações humanas nesta terra. Foi o rei Salomão quem escreveu que tudo é vaidade em sua contemplação da vida humana (Eclesiastes 1:2; 12:8).

A vaidade é uma manifestação da soberbia e da arrogância. A pessoa vaidosa sente-se superior ao próximo, seja do ponto de vista intelectual ou físico. O vaidoso não hesita em destacar a sua suposta capacidade sempre que pode, desprezando as restantes pessoas.

É tudo vaidade. Que vantagem tem o homem de todo o seu trabalho, que ele faz debaixo do sol? Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece. E nasce o sol, e põe-se o sol, e volta ao seu lugar, de onde nasceu.

Ao concluir que tudo é vaidade, definitivamente Salomão não declara seu desprezo pela vida, e muito menos incentivava a ociosidade. Na verdade, seu objetivo é destacar que a única maneira do homem encontrar a razão da sua satisfação pela vida plena está em Deus.

As pessoas vaidosas sentem um amor exagerado em relação a si mesmas e vivem em um mundo de fantasias excessivas de sucesso, poder e beleza. Isso as torna pretensiosas, com o costume de se admirar e se avaliar de maneira excessiva. No entanto, seus ares de grandeza escondem uma forte desconfiança e insegurança.

Quando a pessoa não se aceita, se acha feia e que tem algo de errado com a sua aparência, ela pode desenvolver um transtorno, o dismórfico corporal, em que vê o seu corpo numa relação equivocada. Há um incômodo com o nariz, os lábios, os dentes, ou todo o conjunto, o que causa sofrimento.

A palavra vaidade origina-se do latim vanitas, que significa qualidade do que é vão fútil e ilusório. O dicionário Aurélio define vaidade como presunção, frivolidade e orgulho injustificado.

Avaliação exagerada de si mesmo: 1 imodéstia, presunção, convencimento, pretensão, soberba, ostentação, garganta, afetação, esnobismo, inflação, narcisismo, pedantismo, pedantice, orgulho, sobranceria, vanglória, jactância, veleidade, ufania, enfatuação, pompa, empáfia, fatuidade, vacuidade, inchação, tesura.

Tudo é vaidade. Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol? Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece. Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu.

A Palavra de Deus nos indica, com a linguagem forte do Livro do Eclesiastes: “Vaidade das vaidades, vaidade das vaidades, tudo é vaidade! Que proveito tira o ser humano de todo o trabalho com o qual se afadiga debaixo do sol?