O que é tempo Eclesiastes?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.5 / 5 2 votos

Explicação de Eclesiastes 3: um tempo para tudo (Estudo Bíblico) Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu. A vida é feita de muitas experiências e emoções diferentes.

1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Na Bíblia, o tempo é pessoal. O tempo não é um recipiente infinito ou uma constante incolor em branco. É moldado pela ação e decisão humana e assume diferentes tonalidades, dependendo do que somos chamados a fazer. Os sábios de Israel tinham muito mais a dizer sobre o tempo do que “tempo em si”.

O nome Eclesiastes é uma tradução da palavra hebraica koheleth, que significa “aquele que convoca uma assembleia” ou simplesmente um pregador (ver Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Ecclesiastes”).

No âmbito religioso, a palavra kairós é utilizada no sentido de "tempo espiritual" ou "o tempo de Deus", que diverge do conceito cronológico de tempo terrestre, ou seja, as horas, os dias, os anos, etc.

Ou seja, só aproveitamos na vida aquilo que vivemos de forma plena aquilo que não deixamos o tempo levar. Segundo Salomão a vida realmente deve ser aproveitada, pois ela passa como o vento, ninguém sabe de onde veio e nem para onde vai.

Porque tudo tem seu tempo determinado? Quando falamos a respeito do tempo, lembramos que cada estação do ano possui a sua peculiaridade. Compreendemos que nenhuma estação é igual a outra, cada uma tem algo em especial, o seu tempo certo de início e o seu tempo certo de término.

O nosso tempo parece passar numa velocidade incontrolável, mas Deus está no controle de todas as coisas. O tempo dEle, Ele mesmo controla. Tem o dia e a hora determinada para que cada promessa se cumpra na sua vida. “Revigore-se o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor”.

A Bíblia nos mostra muito claramente que o tempo de Deus é sempre perfeito. Ele nunca se adianta e nunca se atrasa, e isso é possível porque Ele é quem governa o tempo de acordo com a sua soberana vontade; Ele estabelece cada momento em consonância com os seus propósitos divinos.

Ter tempo para Deus é uma questão de prioridade (Lc 14,15-24) Jesus concluiu o Evangelho com uma sentença muito dura, mas ao mesmo tempo, muito verdadeira e real: “Nenhum daqueles que foram convidados, provará do meu banquete”. Muitos convidados simplesmente se comportam com indiferença.

Significado de Eclesiástico
substantivo masculino Indivíduo que pertence ao clero ou que faz parte dos serviços sacerdotais; sacerdote, padre, clérigo. Texto do Antigo Testamento da Bíblia; Eclesiastes.

O autor de Eclesiastes escrevia muito pela perspectiva de alguém dotado de pouco ou nenhum entendimento do Plano de Salvação. Essa perspectiva pode ajudar-nos a reconhecer que as pessoas desperdiçam boa parte de seu tempo à procura de coisas que terminam com a morte.

“Quem fica esperando que o tempo mude e que o tempo fique bom, nunca plantará, nem colherá nada”. (Eclesiastes 11:4). “Se você esperar que tudo fique normal, jamais fará qualquer coisa”. (Eclesiastes 11:4; tradução A Bíblia Viva.)

É muito importante procurar o tempo de Deus para nossas vidas. Ele sabe o que é melhor para nós. Esperar o tempo de Deus é aprender a ter paciência, domínio próprio e equilíbrio. Mas há uma coisa, amados, que vocês não devem esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos são como um dia.

O dia de hoje é o palco real da dimensão do tempo. É no dia de hoje que podemos aprender daquilo que chamamos “passado”. E é também no dia de hoje que projetamos o “futuro”. O dia “que se chama hoje” é nossa janela de comunicação com as dimensões do eterno.