Quais os 3 livros que Salomão escreveu?

Perguntado por: ngaspar . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.5 / 5 6 votos

São estimados em 1 005 os cânticos escritos pelo rei Salomão. Acredita-se que é de sua autoria os livros bíblicos Eclesiastes, Provérbios e “Cântico dos Cânticos”, além do "Salmo 127".

Salomão, com certeza, não escreveu nenhum dos livros presentes na Bíblia.

Os livros bíblicos atribuídos a Salomão (Alguns salmos, Provérbios, Eclesiastes ou Coélet, Cântico dos Cânticos, Sabedoria - só nas bíblicas católicas) foram escritos diversos séculos depois que ele viveu.

O autor de Eclesiastes escrevia muito pela perspectiva de alguém dotado de pouco ou nenhum entendimento do Plano de Salvação. Essa perspectiva pode ajudar-nos a reconhecer que as pessoas desperdiçam boa parte de seu tempo à procura de coisas que terminam com a morte.

II Crônicas 1:7–12—Salomão pede sabedoria e conhecimento. I Reis 3:16–28—Salomão indica quem é a mãe de uma criança. I Reis 4:29–30, 34—Deus abençoa Salomão com sabedoria e entendimento. I Reis 5–8—Salomão constrói e dedica um belo templo.

Segundo a tradição judaica, o autor de Reis é o profeta Jeremias, que sobreviveu aos eventos da queda de Jerusalém em 586 a.C. O ponto de vista mais comum atualmente aceita a tese de Martin Noth de que Reis conclui uma série unificada de livros que refletem a linguagem e a teologia do Deuteronômio chamada "história ...

profeta Samuel

O Livro de Rute apresenta uma história ambientada no tempo dos Juízes (cf. Rt 1,1 – entre os séculos XII-XI a.E.C). A Tradição Judaica por intermédio do Talmud (Baba Bathra, 14), atribui a autoria do livro de Rute ao juiz e profeta Samuel, mas na realidade a autoria é desconhecida.

Acredita-se que é de sua autoria os livros bíblicos Eclesiastes, Provérbios e “Cântico dos Cânticos”, além do "Salmo 127". Mas só existe certeza quanto aos provérbios, que foram recolhidos pela tradição judaica em um livro e depois canonizado como parte do Antigo Testamento.

Salomão

Segundo a tradição rabínica, Eclesiastes foi escrito por Salomão já idoso.

Salomão

Um livro intrigante…" Logo no primeiro versículo, o livro tem a autoria atribuída a Salomão (990 a.C. - 931 a.C.), rei de Israel. Tanto que a obra também é chamada de Cânticos de Salomão.

Ao longo de oito capítulos, os Cantares de Salomão trazem poemas líricos de amor, escrito para exaltar as virtudes do casamento, e do amor entre o marido e sua esposa. O casamento é claramente um propósito de Deus, uma bênção para a humanidade.

O Livro da Sabedoria (ou Sabedoria de Salomão) é um dos maiores livros deuterocanônicos da Bíblia. Possui 19 capítulos e é considerado o volume companheiro de Eclesiástico. É normalmente atribuído a Salomão, porém estudos indicam que foi escrito por um judeu de Alexandria.

O nome Eclesiastes é uma tradução da palavra hebraica koheleth, que significa “aquele que convoca uma assembleia” ou simplesmente um pregador (ver Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Ecclesiastes”).

Quem escreveu esse livro? O livro de Salmos atribui pelo menos 73 (ou cerca da metade) dos salmos a Davi e os demais salmos a outros autores, entre eles Asafe (Salmos 50; 73–83) e a Hemã (Salmo 88).