O que Jesus disse aos escribas e fariseus?

Perguntado por: uzaganelli . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.5 / 5 2 votos

15 Ai de vós escribas e fariseus, hipócritas! porque percorreis o mar e a terra para fazer um aprosélito; e depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais bdo que vós.

5 Os fariseus e os escribas perguntaram-lhe: “Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos impuras?” 6 Jesus disse-lhes: “Isaías com muita razão profetizou de vós, hipócritas, quando escreveu: ´Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.

(Mateus 23:25–26) Os fariseus davam muita importância às ordenanças e ações exteriores, que lhes davam o ar de justos, mas não se preocupavam em ser realmente justos no coração. Por isso, Jesus chamouos de hipócritas. Jesus Condena a Hipocrisia dos Fariseus e dos Mestres da Lei.

Os escribas e fariseus em tudo criticavam Jesus, pois o julgavam liberal demais, inclusive durante um banquete na casa de Mateus, apóstolo de Jesus que antes era um cobrador de impostos, questionaram o motivo de Jesus sentar-se e comer com cobradores de impostos e pecadores, ao que Jesus prontamente lhes respondeu: “ ...

Enquanto escribas ou rabinos eram os intérpretes e especialistas da Lei (Mateus 7:29; 13:52; 23:2), os fariseus se esforçavam para fazer todos acreditarem que estavam aderindo a seus ensinamentos. Ser escriba era profissão e ser fariseu era pertencer a uma seita.

Os escribas são homens impuros, incapazes de fazerem dom de si mesmos a Deus e ao próximo. Atualmente esta profissão não é denominada como nos tempos antigos, mas não podemos garantir que suas características ainda continuam a se revelar nos grandes templos, em frente a potentes câmeras e aquecidos grupos sociais.

Os fariseus acusaram os discípulos de Jesus de trabalharem no sábado porque eles colheram espigas e as comeram enquanto caminhavam com Jesus. Jesus usou estes dois exemplos para mostrar que Seus discípulos guardavam a lei de Moisés, embora ofendessem a tradição que os fariseus consideravam ser mais importante.

Fariseus (do hebraico פרושים) são um grupo de judeus devotos ao Torá (5 primeiros livros da bíblia), surgidos no século II a.C. Opositores dos saduceus, criam numa Lei Oral, em conjunto com a Lei escrita, e foram os criadores da instituição da sinagoga.

Os escribas constituíam uma pequena elite da sociedade pois a maior parte da população não sabia ler nem escrever. O prestígio que lhes era atribuído é evidenciado pela popularidade das estátuas esculpidas.

1. Membro de uma seita de judeus que ostentava grande santidade exterior na sua vida. 2. [Depreciativo] Hipócrita; fingido.

Os fariseus tinham uma mentalidade mais religiosa, enquanto os saduceus estavam mais voltados para a política. Embora houvesse muita intolerância e desconfiança mútua entre esses grupos, eles se tornaram aliados em seu ódio comum contra Jesus.