O que é ser um publicano?

Perguntado por: drosa2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Os publicanos, ou publicani, que em grego tinham o nome de telonai, eram pessoas contratadas pelo Estado Romano para recolherem os impostos, sendo os contratos celebrados de cinco em cinco anos.

Dois homens foram orar no templo. Um era fariseu, o outro era publicano, ou seja, era coletor de impostos.

Entre os romanos, um publicano era um fazendeiro dos impostos e das receitas públicas, e os oficiais inferiores desta classe foram consideradas opressivo. Os cobradores de impostos eram, muitas vezes, desonestos com as pessoas. Publicano é o nome dado aos coletores de impostos nas províncias do Império Romano.

O fariseu se vangloria de tudo que realiza. O publicano, ao contrário, traduz sua vida numa oração humilde e confiante, dirigida a Deus. S. João Crisóstomo destaca que o jejum, a esmola e a prece não são suficientes para obter a salvação, "pois o que torna justos os pecadores é o fato de serem humildes".

Em primeiro lugar, a Parábola do Fariseu e o Publicano ensina que Deus perdoa erros e não justificativa. Em si mesmo, o fariseu considerava que não tinha do que se arrepender. Logo, ele também não tinha do que ser perdoado.

Mateus

Mateus era um cobrador de impostos ou publicano. Os cobradores de impostos eram considerados traidores, pois eles tinham o direito concedido por Roma de cobrar impostos sobre praticamente tudo: um barco de pesca, a colheita, a casa, dentre outras coisas.

Eram considerados publicanos os responsáveis pela arrecadação de taxas, tributos e impostos, no âmbito da Antiga Roma Imperial.

Ele tratava. os grupos minoritários de Seus dias com dignidade. Ele tinha compaixão dos temerosos, angustiados e tristes, e no entanto, condenava o orgulho e a auto- suficiência. O resultado de Sua missão de salvação foi que ninguém cuja vida Ele tocasse permanecia o mesmo.

A história de Zaqueu nos ensina sobre a importância do arrependimento e como ele é necessário para nossa transformação pessoal. Podemos aprender com ele que, através do arrependimento, podemos nos aproximar de Deus e encontrar a paz e a alegria em nossas vidas.

Resumo: O tributo que Roma cobrava dos povos subjugados eram, pelos judeus, interpretados como uma afronta à sua tradição. O que levantava uma questão sobre sua licitude, obviamente, perante a Lei Judaica. Tal questão provocou a conhecida resposta de Jesus “O que é de César, devolvei a César; o que é de Deus, a Deus”.

1. Membro de uma seita de judeus que ostentava grande santidade exterior na sua vida. 2. [Depreciativo] Hipócrita; fingido.

Os fariseus acusaram os discípulos de Jesus de trabalharem no sábado porque eles colheram espigas e as comeram enquanto caminhavam com Jesus. Jesus usou estes dois exemplos para mostrar que Seus discípulos guardavam a lei de Moisés, embora ofendessem a tradição que os fariseus consideravam ser mais importante.

Segundo Lucas 19,1-10, um homem chamado Zaqueu, funcionário do império, como chefe dos cobradores de impostos, havia se tornado muito rico. Quando soube que Jesus estava passando pela cidade, tentou vê-lo, mas, infelizmente, era tão baixo que a multidão não o impedia de ver o Mestre passando.