O que é o louvor e adoração?

Perguntado por: ofurtado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Louvor é algo que qualquer um pode dar a qualquer coisa ou pessoa (Salmos 9:11;33:2;67:3;42:12). O vocábulo adoração deriva da palavra em latim adorare, que etimologicamente vem a ser “falar com”. O dicionário define seu significado como “ato de adorar; culto a Deus; amor profundo”.

A adoração, por exemplo, está relacionada ao reconhecimento da grandeza de Deus, enquanto louvor pode ser usado para exaltar, enaltecer e elogiar Deus.

Louvai ao Senhor!” O louvor é uma oferta espiritual. A Bíblia diz em Hebreus 13:15: “Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.” Louvar significa agradecer a Deus pelas suas muitas dádivas.

Louvor é o ato de enaltecer e glorificar algo ou alguma coisa; exaltar a ação de alguém ou de uma divindade. O uso da palavra "louvor" pode ser empregado em frases que representam situações de glória ou orgulho ao cumprir e realizar determinada tarefa ou ação.

Louvar significa agradecer a Deus pelas suas muitas dádivas. A Bíblia diz em Salmos 103:2 “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios.” Louve a Deus pelo seu perdão e por responder às nossas orações.

Adorar a Deus é dedicar a Ele o nosso amor, nossa reverência, nosso serviço e nossa devoção. O Senhor ordenou a Moisés: “Adora a Deus, porque só a ele servirás” (Moisés 1:15).

LOUVAR está ligado ao elogio ou exaltação que damos a Deus, numa espontânea manifestação de alegria; ADORAR está ligado à nossa atitude de cultuar, que deve ser a expressão de um coração sincero e verdadeiro.

O louvor e a adoração são os níveis mais elevados de batalha espiritual, são uma expressão de amor a Deus. Que tal você começar a dizer agora: “Jesus, eu te amo, tu és o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, tu és como o ar que respiro, o sangue que corre em minhas veias.

Adoração a Deus na Bíblia. Jesus respondeu: "Está escrito: 'Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto'". Nunca adore nenhum outro deus, porque o Senhor, cujo nome é Zeloso, é de fato Deus zeloso. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".

Abraão

Abraão, o Primeiro Adorador? O primeiro texto na bíblia onde aparece a palavra adorar ou seus derivados é Gênesis 22:5. O texto de Gênesis 22:1-8 descreve a caminhada de Abraão indo sacrificar seu filho Isaque.

O louvor é uma oferta espiritual. A Bíblia diz em Hebreus 13:15 “Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.” Louvar significa agradecer a Deus pelas suas muitas dádivas.

As principais características do louvor que agrada a Deus, de acordo com o Salmo 51.17, são o espírito quebrantado e o coração contrito.

Quando adoramos, nosso coração se volta continuamente em oração para nosso abençoado Deus. Nós O santificamos e O honramos continuamente — em nossas capelas, nossos lares, nossos templos e nosso trabalho. Quando adoramos, abrimos o coração para o poder curador da Expiação de Jesus Cristo.

O louvor é muito importante na vida do cristão. Quem ama a Deus quer louvá-lo. O louvor é sinal que reconhecemos as maravilhas de Deus e estamos gratos. Através do louvor, nossa fé é fortalecida, somos consolados e ficamos mais alegres, porque lembramos do poder e do amor de nosso Deus.