Quem eram os publicanos no tempo de Jesus?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.5 / 5 13 votos

Um era fariseu, o outro era publicano, ou seja, era coletor de impostos. As pessoas não gostavam dos coletores de impostos porque achavam que eles não eram honestos. O fariseu colocou-se à frente dos outros para orar e agradeceu a Deus por ser melhor do que as outras pessoas.

Os publicanos, ou publicani, que em grego tinham o nome de telonai, eram pessoas contratadas pelo Estado Romano para recolherem os impostos, sendo os contratos celebrados de cinco em cinco anos.

Ele tratava. os grupos minoritários de Seus dias com dignidade. Ele tinha compaixão dos temerosos, angustiados e tristes, e no entanto, condenava o orgulho e a auto- suficiência. O resultado de Sua missão de salvação foi que ninguém cuja vida Ele tocasse permanecia o mesmo.

Zaqueu é chamado de “chefe dos publicanos”, do grego architelones, o que provavelmente significa que ele era um subcontratante responsável pela cobrança dos impostos e taxas de Jericó, e que coordenava outros coletores abaixo dele, talvez como um tipo de supervisor.

Em primeiro lugar, a Parábola do Fariseu e o Publicano ensina que Deus perdoa erros e não justificativa. Em si mesmo, o fariseu considerava que não tinha do que se arrepender. Logo, ele também não tinha do que ser perdoado.

Zaqueu percebeu que ele estava fora da graça e da vida, por esse motivo, de qualquer forma ele queria ver Jesus. Veja o esforço que esse homem faz quando sobe na árvore para poder vê-Lo. Antes que Zaqueu quisesse ver Jesus, Ele já tinha enxergado o coração desse homem há muito tempo.

O apóstolo Mateus, também conhecido como São Mateus e Levi, foi um dos doze discípulos de Jesus Cristo. Ele é tradicionalmente considerado o autor do Evangelho de Mateus. Quando Jesus chamou Mateus para segui-lo, ele era um cobrador de impostos (ou “publicano”) – uma das profissões mais ultrajadas do antigo judaísmo.

Segundo Lucas 19,1-10, um homem chamado Zaqueu, funcionário do império, como chefe dos cobradores de impostos, havia se tornado muito rico. Quando soube que Jesus estava passando pela cidade, tentou vê-lo, mas, infelizmente, era tão baixo que a multidão não o impedia de ver o Mestre passando.

A história de Zaqueu nos ensina sobre a importância do arrependimento e como ele é necessário para nossa transformação pessoal. Podemos aprender com ele que, através do arrependimento, podemos nos aproximar de Deus e encontrar a paz e a alegria em nossas vidas.

São Mateus
Identificado como sendo o Levi, filho de Alfeu, coletor de impostos, Mateus também exerceu esta função durante a ocupação romana, que iniciou em 63 a.C. com a conquista de Pompeu.

Tibério (42 a. C.

Para os romanos eram destinados um quarto de todas as colheitas da corveia, trabalho árduo e penoso, destinada à alimentação das tropas romanas baseadas no território palestino; o pedágio era incidente sobre transporte de mercadorias com altíssimas taxas alfandegárias que incidiam sobre as relações regionais e com ...

Cidade de Jericó

Cidade de Jericó: a mais antiga do mundo!
A cidade mais antiga do mundo revela-se um destino surpreendente, onde é possível “mergulhar” nas histórias bíblicas e ver de pertinho lugares por onde diversos personagens já passaram, como Josué, Zaqueu e até Jesus.

Os fariseus acusaram os discípulos de Jesus de trabalharem no sábado porque eles colheram espigas e as comeram enquanto caminhavam com Jesus. Jesus usou estes dois exemplos para mostrar que Seus discípulos guardavam a lei de Moisés, embora ofendessem a tradição que os fariseus consideravam ser mais importante.

O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!