Qual foi o chamado de Ester?

Perguntado por: nmendes . Última atualização: 9 de agosto de 2023
3.9 / 5 17 votos

Por fim, Ester foi chamada à presença do rei, que se encantou com sua beleza e atitude, tanto que a fez sua rainha, (Ester 2:17).

Muito além de uma moça bela que agradou o Rei de seu tempo, Ester foi uma Rainha que verdadeiramente fez a diferença: uma mulher de Deus, uma líder estratégica, uma pessoa sábia cuja gestão realmente impressiona. A história da Rainha Ester está registrada no livro que carrega seu próprio nome, no Antigo Testamento.

Ela decidiu invocar um poder maior do que o poder do rei: ela decidiu pedir ajuda a Deus. Pediu às suas moças e aos judeus da terra que jejuassem com ela. Depois de três dias de jejum, ela foi até o rei e… …“alcançou ela graça aos seus olhos” (Ester 5:2).

A oração de Ester
Ela orou ao Senhor, o Deus de Israel, dizendo: 28 [11] «Ó meu Senhor, nosso Rei, tu és o único Deus. Salva-me, pois estou sozinha; tu és a minha única ajuda e estou prestes a arriscar a minha vida.

Ester era de origem hebreia vivendo na simplicidade, de origem humilde, era quase uma escrava, mas, mesmo assim na sua simplicidade e humildade e sendo uma estrangeira, ela conquistou o coração do rei Assuero e foi escolhida por ele para participar do trono real, tornando-se rainha da Pérsia!

Com o tempo, Ester demonstrou não ser apenas uma bela mulher, mas também sábia e corajosa. Tanto que arriscou sua própria vida em uma tentativa de salvar seu povo – os judeus – do extermínio tramado por Hamã, braço direito do rei.

Coragem e Fidelidade:
A história de Ester nos ensina sobre a importância de ter coragem e permanecer fiel a Deus mesmo em meio a situações desafiadoras. Ester arriscou sua vida para salvar seu povo judeu, demonstrando uma coragem extraordinária e um compromisso inabalável com sua fé.

Ester estava disposta a morrer pela causa dela. Se isso não a torna uma mulher super impressionante, não sabemos o que mais a tornaria! Ester acreditava que Deus a ajudaria, e Ele ajudou — o rei poupou os judeus. Quando você precisar defender suas crenças, Deus vai ajudá-lo também.

Aprendemos com Vasti a pensar nas consequências antes de tomar qualquer atitude insensata. Antes de abrir mão de um casamento, uma profissão, um ministério, devemos analisar os efeitos que nossas decisões causarão não apenas em nossas vidas como nas vidas de outras pessoas.

16 Vai, ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e ajejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.

Ester 4—Ester pede que os judeus jejuem para que ela seja bem-sucedida ao pedir ao rei que poupe os judeus. Ester 5—O rei recebe Ester. Ela convida o rei e Hamã para um banquete. Hamã planeja enforcar Mardoqueu.

Ester, temendo pela morte de seu pai e sua gente, jejuou, rezou e pediu a Deus a graça de conseguir o favor do rei para salvar seu povo. E assim aconteceu: Ester denunciou Amã e o rei foi favorável ao povo judeu, livrando-o de um fim trágico.

A Ester certificou-se de que estava no seu melhor. Ela usava suas roupas mais bonitas, mas, o mais importante: ela jejuou e orou e todos os judeus jejuaram e oraram também. Era hora de ela defender aquilo em que acreditava e, se ela morresse, morreria! Ela fez uma oração.

Significa estrela. Indica uma pessoa cativante, charmosa e sensual. Apesar de ser um pouco dispersiva, consegue resolver seus problemas e também os da sua família.