Como era a personalidade de Ester?

Perguntado por: nmorais . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.9 / 5 8 votos

Ester tinha tudo para ser uma jovem rebelde, mas escolheu ser obediente ao primo e respeita-lo como pai. Hoje em dia há funcionários que usam até as redes sociais para maldizer seus superiores e a empresa onde trabalham. Sem respeito às autoridades ninguém vai muito longe.

Comunicativa, alegre, otimista e extrovertida, tem um temperamento falador e espirituoso o que granjeia a simpatia, o reconhecimento e o bom relacionamento social. Os pais devem incentivar o seu empreendedorismo, dando-lhe autonomia suficiente para se aventurar e realizar os seus sonhos.

Coragem e Fidelidade:
A história de Ester nos ensina sobre a importância de ter coragem e permanecer fiel a Deus mesmo em meio a situações desafiadoras. Ester arriscou sua vida para salvar seu povo judeu, demonstrando uma coragem extraordinária e um compromisso inabalável com sua fé.

Ester deu um excelente exemplo de coragem, humildade e modéstia. Embora fosse muito bonita e ocupasse uma posição de poder, ela buscou ajuda e conselhos de outros. Ela falou com seu marido de forma corajosa, mas com tato e respeito.

Ester era uma hebreia, parte de um povo discriminado e perseguido (Est 2,5-7). Perdeu os seus pais ainda quando criança, sendo criada pelo seu tio Mardoqueu. Eles viviam como escravos de Assuero, rei da Babilônia.

Ester era judia e vivia na Pérsia. Seus pais morreram e seu primo Mardoqueu cuidou dela. Ela foi convidada para ir ao palácio do rei com outras moças do reino. O rei queria uma nova rainha e escolheu Ester.

Ester estava disposta a morrer pela causa dela. Se isso não a torna uma mulher super impressionante, não sabemos o que mais a tornaria! Ester acreditava que Deus a ajudaria, e Ele ajudou — o rei poupou os judeus. Quando você precisar defender suas crenças, Deus vai ajudá-lo também.

Ester era “uma jovem extraordinariamente bela” (SDA Bible Dictionary, 341-343). Como você viu na história dela, o rei Assuero se sentiu atraído por ela “mais do que por qualquer outra mulher” (Ester 2:17, NVT). Mas, ao mesmo tempo, Ester era uma companhia admirável e agradável. Linda por dentro e por fora mesmo.

O objetivo central do Livro de Ester é justificar a observância da festa do Purim. Isto era muito importante já que se trata de uma festividade que não fazia parte das ordenanças mosaicas (do Pentateuco, livros de Moisés).

Ester, nome original "Hadassa" que significa "murta" em hebraico, era um membro da grande comunidade judaica forçada a se mudar para a Pérsia, mas decidiu não voltar para Judá com Esdras. Durante o tempo de Ester, a terra de Judá foi considerada como um lugar selvagem e atrasado.

A oração de Ester
Ela orou ao Senhor, o Deus de Israel, dizendo: 28 [11] «Ó meu Senhor, nosso Rei, tu és o único Deus. Salva-me, pois estou sozinha; tu és a minha única ajuda e estou prestes a arriscar a minha vida.

Ester, devido sua grande formosura que encantou e impressionou o rei Assuero, é coroada, então, a nova rainha. Uma coisa ela precisava esconder, porém, em obediência ao seu primo Mordecai. Uma vez que os judeus eram um povo muito perseguido naquele tempo, Ester não podia contar ao rei que era judia.

Significa estrela. Indica uma pessoa cativante, charmosa e sensual. Apesar de ser um pouco dispersiva, consegue resolver seus problemas e também os da sua família.

Tenha paciência para agir com sabedoria. Ester foi sábia em cada decisão que tomou, isso porque manteve a calma e teve paciência para agir, ela foi estratégica e mais do que isso fez o que agradaria a Deus. Então, antes de agir, peça direcionamento e sabedoria para lidar com a situação da melhor maneira possível.

Foi quando ela teve que decidir entre ajudar seu povo ou apenas manter a sua segurança...