Porque Ester escondeu sua origem?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.5 / 5 12 votos

Anos mais tarde, depois que a rainha Vasti, de Daniela Galli, é expulsa do reino, é uma das moças convocadas para que o rei Assuero, vivido por Marcos Pitombo, escolha sua nova mulher. Por isso, troca seu nome para Ester, escondendo sua origem judia.

Ester é uma das mulheres mais importantes de toda a história bíblica. Ela se tornou rainha da Pérsia e foi usada por Deus para salvar todo o povo hebreu.

Tenha paciência para agir com sabedoria. Ester foi sábia em cada decisão que tomou, isso porque manteve a calma e teve paciência para agir, ela foi estratégica e mais do que isso fez o que agradaria a Deus. Então, antes de agir, peça direcionamento e sabedoria para lidar com a situação da melhor maneira possível.

Ester era judia e vivia na Pérsia. Seus pais morreram e seu primo Mardoqueu cuidou dela. Ela foi convidada para ir ao palácio do rei com outras moças do reino. O rei queria uma nova rainha e escolheu Ester.

Ester, nome original "Hadassa" que significa "murta" em hebraico, era um membro da grande comunidade judaica forçada a se mudar para a Pérsia, mas decidiu não voltar para Judá com Esdras.

16 Vai, ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e ajejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.

O objetivo central do Livro de Ester é justificar a observância da festa do Purim. Isto era muito importante já que se trata de uma festividade que não fazia parte das ordenanças mosaicas (do Pentateuco, livros de Moisés).

Mesmo depois de ser coroada rainha da Pérsia, Ester permaneceu fiel ao seu primo Mordecai, fiel ao seu Deus e leal às suas origens e seu povo. Embora fosse a mulher mais poderosa do reino, permaneceu obediente, honrando as pessoas que amava, sem deixar que o poder e a glória mudassem sua conduta e comportamento.

A oração de Ester
Ela orou ao Senhor, o Deus de Israel, dizendo: 28 [11] «Ó meu Senhor, nosso Rei, tu és o único Deus. Salva-me, pois estou sozinha; tu és a minha única ajuda e estou prestes a arriscar a minha vida.

Como já foi dito, o tratamento de Ester teve duração de um ano. Nos primeiros seis meses, ela recebeu um tratamento de mirra. A mirra é uma planta medicinal cujo azeite era usado, na antiguidade, para ungir os cadáveres antes do sepultamento, por tanto, a mirra tipifica a morte.

Sem permissão para voltar para casa mesmo após o fim da guerra, o casal é forçado a criar seu filho, Demetrius, na imundície de um campo de refugiados de Shatila, em Beirute, Líbano.

O nome original de Ester era Hadassa, o qual teria sido mudado em decorrência da sua beleza. Por esse motivo, há autores que atribuem a ambos os nomes o mesmo significado.

Significa estrela. Indica uma pessoa cativante, charmosa e sensual. Apesar de ser um pouco dispersiva, consegue resolver seus problemas e também os da sua família.

Ester: Significa "estrela". Com origem no nome hebraico Esther, tem relação com a seguintes palavras: persa Stara, caldeu Ishtar, hitita Shittar e latim Stella. Seu significado é, literalmente, "estrela". Este bonito nome feminino carrega um simbolismo celeste.