Como evitar que o melasma se espalhe?

Perguntado por: isalgueiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Embora os tratamentos sejam eficazes para amenizar as manchas, infelizmente não dá para falar em resolução definitiva do quadro, apenas em controle. A melhor forma de prevenir o melasma é mesmo com protetor solar, que deve ser aplicado diariamente, faça chuva ou sol, diversas vezes ao dia.

Não há uma única causa definida para o melasma, mas sabe-se que ele está relacionado principalmente à exposição solar, mas também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças (ex: hepatopatias) e à gravidez.

As manchas podem voltar à pele depois de algum tempo se não houver continuidade no tratamento e se houver exposição aos raios solares sem proteção adequada. O fato mais importante é evitar a exposição solar! Hoje o Dr. Maurizio Pupo, tira todas as dúvidas quanto ao seu melasma, o tratamento e como evitar sua volta!

Os tratamentos para o melasma devem ser indicados por dermatologistas e podem ser variados. Normalmente, a principal recomendação é o uso contínuo de protetor solar, não só nos momentos de exposição direta aos raios UV, mas também no dia a dia e até em casa, por conta dos aparelhos com luz visível.

Abuse de algumas frutas e legumes.
Isso mesmo, cuidar de dentro para fora também é muito importante. Então opte sempre por comer frutas e vegetais que tenham betacaroteno, licopeno e vitamina A. Irão auxiliar as células a combaterem os radicais livres.

frituras; álcool, que desidrata as células da pele; carboidratos refinados e ricos em farinha branca (pão, por exemplo);

O melasma pode desaparecer espontaneamente sem tratamento. Outras vezes, pode desaparecer com uso de protetor solar e evasão solar. Para algumas pessoas, a descoloração com melasma pode desaparecer após a gravidez ou se as pílulas anticoncepcionais e a terapia hormonal são descontinuadas.

Sol, fontes emissoras de luz visível, como tablet, computador, celular e o próprio calor podem piorar ou desencadear o melasma.

O melasma, apesar de não doer, não coçar e não trazer graves problemas para a saúde, é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. E não é só o sol que escurece a pele. "O estresse piora o melasma, certos medicamentos pioram o melasma, certas doenças hormonais pioram o melasma e o sol piora o melasma muito.

Os ativos ácido Tranexâmico e Niacinamida na composição vão ajudar no clareamento e uniformização das manchas e melasma.

A nossa Pomada Micosan é indicada para clarear as manchas na pele, como nas axilas, virilhas, joelhos, cotovelos, tornozelos, pescoço e as demais partes na qual deseja fazer o clareamento.

Ainda ajuda na cicatrização e tem como função a proteção solar e clareadora da pele. É obtida especialmente em frutas como laranja, gojiberry, acerola, kiwi, goiaba e verduras como couve e brócolis.

Além disso, no caso de quem tem tendência ao melasma, é muito importante evitar a exposição direta ao sol e usar os protetores de barreira no dia a dia. Existem malhas com proteção solar, além de chapéus, óculos escuros e sombrinhas.

Polypodium leucotomos: primeiro fotoprotetor oral com eficácia aprovada pelos dermatologistas.

Frutas verdes (Kiwi e abacate); Especiarias (cúrcuma, canela, cravo, açafrão, gengibre, etc); Oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas,, amêndoas, avelãs, etc) Chá-verde e matcha.

Vitamina C clareia a pele e é eficaz contra o melasma
Diversos estudos científicos têm comprovado sucessivamente a eficácia da vitamina C em clarear a pele e tratar melasmas.