Como descobrir se tem fascite plantar?

Perguntado por: evidal . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 18 votos

Os sintomas da fascite plantar geralmente começam com dor nas solas dos pés, especialmente na região do calcanhar. A dor pode se intensificar com o tempo e pode ser agravada pelo esforço repetitivo como numa caminhada ou ficar em pé por longos períodos de tempo.

Diagnóstico de fascite plantar
Exames de raio X e ultrassom podem ser úteis para estabelecer o diagnóstico diferencial com esporão do calcâneo, metatarsalgia (dor nos ossos que articulam as falanges dos dedos), tendinite tibial posterior e microfraturas ósseas.

Os sintomas da fascite plantar incluem dor no calcanhar que pode ser descrita como uma dor aguda ou incômoda. A dor geralmente é pior pela manhã, logo após acordar e dar os primeiros passos, podendo diminuir durante o dia, mas pode retornar após atividades prolongadas.

Na fascite plantar, o principal sintoma é a dor no calcanhar, muitas vezes descrito como "pontada". A dor tipicamente possui um início insidioso e sem irradiação, muitas vezes ao sair da cama de manhã e tende a aliviar após dar os primeiros passos.

O tratamento da fascite plantar tem como objetivo reduzir a inflamação e aliviar a dor. Dependendo da fase e do estágio da doença, recomendam-se repouso, gelo e fisioterapia, além do uso de palmilhas ortopédicas que realizem uma melhor distribuição do peso corpóreo sobre os pés.

O uso de sapatos de salto alto e rasteirinhas poderão piorar a dor e forçar ainda mais as estruturas afetadas. O uso de uma sandália com um pequeno salto de até 4cm na região do calcanhar irá ajudar na diminuição da dor e reduzir o esforço sob o joelho.

Sem tratamento, a dor pode se tornar crônica e provocar alterações na marcha, que revertem em lesões no joelho, quadris e coluna.

A fascite plantar é uma inflamação na fáscia plantar, tecido que se estende na sola do ligando o calcanhar aos dedos. Trata-se de uma condição comum e dolorosa desencadeada pelo estresse e esforço excessivo na região.

Sintomas de Fascite plantar
Essa dor pode ser aguda ou crônica e ela costuma ser pior: logo pela manhã, ao dar os primeiros passos; após ficar em por muito tempo; ao subir escadas; e depois de realizar atividades físicas intensas. A forma como a dor aparece é diferente em cada caso.

O tempo de tratamento pode variar entre 6 a 8 semanas, dependendo da intensidade do problema e, claro, da adesão correta à terapia. É necessário seguir exatamente o que o profissional da saúde prescrever. Dessa forma, aumentam, e muito, as chances de a fascite plantar ser curada.

Ficar descalço enquanto estiver em casa
Por isso, é benéfico tirar os sapatos e andar descalço em casa, caso isso não provoque dor. Em alguns casos, onde a lesão ainda está muito aguda, a falta de algo na sola do pé pode piorar a dor, então ainda não seria o momento de ficar descalço.

Quando você está estressado, ansioso ou chateado, seu corpo tenta lhe dizer que algo não está certo. Se você tem sido o suporte de várias situações que acontecem na sua vida e isso tem te deixando constantemente irritado, este padrão de pensamento repetitivo pode inflamar a fáscia plantar.

Ele costuma incluir a utilização criteriosa de meios anti-inflamatórios, alongamentos, fortalecimentos, calçados adequados, ondas de choque, infiltrações e, em alguns casos, até a indicação cirúrgica. Preserve a sua qualidade de vida. Em caso de suspeitas de fascite plantar, procure imediatamente um médico ortopedista.

Massagem com Aloe vera para fascite plantar
A aloe vera, ou babosa, contém mucopolissacarídeos, que têm propriedades anti-inflamatórias. Massageie o óleo na região afetada para obter os benefícios.

Qual a diferença? Muita gente confunde as duas patologias, mas elas são diferentes. Basicamente, enquanto a fascite plantar inflama o tecido fibroso (fascite), o esporão é um crescimento do osso que causa protuberância óssea no osso calcâneo.

Em geral, a caminhada pode ser benéfica para a fascite plantar, pois ajuda a fortalecer os músculos e tendões do pé. No entanto, é importante tomar algumas precauções para evitar piorar a condição.