Como chama a cirurgia que tira um pedaço do intestino?
Chamamos de colectomia total quando todo o cólon é removido e de colectomia parcial, quando apenas uma parte do órgão é retirada. Quando a parte direita ou esquerda do cólon são removidas, o procedimento é chamado de hemicolectomia.
O que acontece se tirar um pedaço do intestino
Portanto, no caso de ser retirado, o paciente passa por um período de adaptação, quando é normal a produção de fezes muito líquidas. A maioria se recupera muito bem depois da cirurgia, embora notem essa e algumas outras mudanças nos hábitos intestinais.
Como fica o intestino depois da colectomia
A colectomia total, por sua vez, pode requerer mudança nos hábitos intestinais, com aumento da frequência de idas ao banheiro, além de alteração de fezes sólidas ou pastosas para líquidas. Aos poucos o corpo se adapta, mas dificilmente volta à normalidade.
Quais são as cirurgias feitas no intestino
Quais os tipos de cirurgias nos intestinos?
- Quando é recomenda a colostomia? Este tipo de cirurgia no intestino é recomendado em casos de impedimento do ato natural de evacuar. ...
- Colostomia transversa. ...
- Colostomia ascendente. ...
- Colostomia descendente.
Quanto tempo demora para cicatrizar uma cirurgia de intestino por dentro
Atualmente, a maioria dos pacientes encontra-se em condições e recebe alta entre o 2º e 5º dia após a cirurgia. Neste período, a cicatrização do intestino não ocorreu de forma definitiva (geralmente ocorre até o 7º/8º dia após a cirurgia).
Porque precisa tirar um pedaço do intestino
A remoção de parte ou da totalidade do intestino pode ser necessária para tratar determinadas doenças como o câncer colorretal, doença de Crohn, colite ulcerativa, doença diverticular, polipose adenomatosa familiar, alguns casos de obstrução intestinal, entre outras.
É possível sobreviver sem uma parte do intestino
A resposta pode surpreender você: sim! É totalmente possível viver sem o intestino grosso. Inclusive, alguns casos só podem ser tratados com a retirada completa desse órgão.
Quais os riscos de uma colectomia
As possíveis complicações da colectomia incluem sangramento e infecção que devem ser contornados no pós-cirúrgico com medidas cirúrgicas, medicamentosas e não medicamentosas conforme o caso.
Quem usa bolsa de colostomia vai ao banheiro
Uma alça do intestino é exteriorizada através da parede do abdômen e fixada na superfície do abdómen com uma haste de sustentação. Nesse tipo de colostomia, sem a desconexão total, pode haver passagem de conteúdo para uma das saídas e o paciente pode chegar a evacuar.
Quando é indicada a colectomia
Quando a Colectomia é indicada? A colectomia, é indicada para tratar uma série de doenças que acometem o intestino grosso, como por exemplo: Câncer do cólon ou da parte superior do reto; Complicações das Doenças Inflamatórias Intestinais (Retocolite ulcerativa inespecífica e doença de Crohn);