Saúde

O que tomar para melhorar rubéola

Não existe tratamento específico para interromper a infecção por Rubéola. Logo, para estes casos, o tratamento é sintomático e realizado com o uso de antitérmicos e analgésicos para ajudar a reduzir o desconforto, aliviar as dores e baixar a febre.

... Ler mais

Quais os cuidados de enfermagem frente a um paciente com rubéola

As indicações para recuperação do bem-estar do paciente envolve o repouso, alimentação adequada – conforme orientação do nutricionista, hidratação, uso de antitérmicos e analgésicos para febre e cefaléia, uso de antibiótico em caso de complicações e limpeza das pálpebras com água morna para remover secreções.

... Ler mais

Como saber se é alergia ou Roséola

O pediatra pode identificar a roséola com uma análise dos sintomas e do histórico de saúde da criança. Um exame físico das manchas na pele e a febre alta costumam ser suficientes para diagnosticar a doença.

... Ler mais

Como são as manchas do sarampo

As erupções de pele típicas do sarampo (exantema do sarampo) são machas avermelhadas, com discreto relevo, que surgem inicialmente no rosto e se espalham para o resto do corpo de forma descendente. As lesões podem ser abundantes, sofrendo fusão, de forma a criar grandes manchas avermelhadas.

... Ler mais

Como são as pintas de catapora

A erupção da catapora apresenta habitualmente quatro fases: Máculas: pequenos pontos avermelhados e planos. Pápulas: pequenas elevações sólidas e avermelhadas. Vesículas: bolhas com líquido no interior e base avermelhada.

... Ler mais

Qual é o período de maior risco na gravidez

O primeiro trimestre é o mais delicado porque nesse período há maior chance de ocorrerem não apenas as más-formações, como também os abortos espontâneos. A alimentação da mãe é fundamental para a gravidez de sucesso.

... Ler mais

O que o bebê sente quando a mãe está com febre

A febre na gravidez pode afetar o meu bebê? A resposta para essa pergunta é: não. A febre não afeta a saúde ou o desenvolvimento do seu bebê. Mesmo assim, é preciso dar atenção às causas desse problema, pois ele pode gerar algum risco à sua gestação, se não tratado.

... Ler mais

Quanto tempo o corpo volta ao normal depois da quimioterapia

Alguns estudos realizados com tipos específicos de câncer, apontam uma melhor tolerância às atividades normais entre 8 semanas e 6 meses, embora alguns sintomas possam persistir por um tempo maior, entre 1 e 3 anos.

... Ler mais

É possível ter câncer e não sentir nada

Assim como ocorre com outros cânceres, a doença pode ser assintomática no início. No entanto, a grande maioria dos pacientes vai apresentar algum tipo de sintoma. Daí a importância de se realizar os exames periódicos para rastreio precoce da doença.

... Ler mais

Como saber se o câncer está avançado

O câncer avançado é caracterizado por um dos seguintes aspectos: Dor, sintomas constitucionais, problemas psicológicos, obstrução, sangramento e/ou compressão.

... Ler mais

O que acontece se a pessoa não quiser tratar o câncer

“Mas caso exista alguma chance, é preciso fazer a quimioterapia, mesmo com os impactos na qualidade de vida. Se não for feita, o câncer vai crescer e aí sim a pessoa perderá mais qualidade de vida, com dor, fadiga, enfraquecimento”, explica o oncologista Felipe Ades, do Hospital Israelita Albert Einstein.

... Ler mais

Quem faz quimioterapia fica curado

O câncer pode voltar mesmo após um tratamento correto, com cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia. O risco da doença retornar depende do tipo do tumor, pois existem tumores com chances maiores de voltar do que outros, e do tamanho do tumor ao ser diagnosticado, também chamado de estadiamento.

... Ler mais

Quando não vale a pena fazer quimioterapia

Quando a quimioterapia não é indicada? Há pacientes que, logo de início, têm um estado geral de saúde ruim. Para eles, a quimioterapia, por ser um tratamento que atinge todo o corpo e mesmo células não cancerígenas, pode não ser a melhor indicação. “Tudo isso precisa ser discutido, e pesados os riscos e benefícios.

... Ler mais

Que significa 6 ciclos de quimioterapia

Isso significa que ela será aplicada regularmente em intervalos de dias ou semanas entre uma e outra. Por exemplo, digamos que sua quimio ocorrerá no dia 1 e dia 8, a cada 21 dias (3 semanas) em um total de 6 ciclos. Então seu tratamento durará cerca de 18 semanas (multiplique 6 ciclos por 3 semanas).

... Ler mais

Quem faz quimio pode receber visita

Pacientes que se submetem a quimioterapia ou radioterapia como tratamento para o câncer poderão entrar no rol de pessoas com atendimento prioritário, a exemplo do que acontece com idosos, pessoas com deficiência e gestantes.

... Ler mais

Quem faz quimioterapia pode ir sozinha

É recomendado que um acompanhante vá pelo menos na primeira seção de tratamento, pois alguns medicamentos podem causar sono, o que dificulta que o paciente vá embora sozinho. Alguns centros permitem que o acompanhante fique na sala de infusão com o paciente; em outros os acompanhantes devem ficar em uma sala de espera.

... Ler mais

O que muda depois do câncer

Após o tratamento, o paciente enxerga e procura um novo sentido à vida, visualizando tudo com uma percepção diferenciada. Os momentos e as situações que podem parecer ruins são amenizadas em comparação a tudo o que se passou com a doença, e você passa a valorizar as pequenas coisas.

... Ler mais

O que faz surgir o câncer

O câncer é causado por mutações, que são alterações da estrutura genética (DNA) das células. Cada célula sadia possui instruções de como devem crescer e se dividir. Na presença de qualquer erro nestas instruções (mutação), pode surgir uma célula doente que, ao se proliferar, causará um câncer.

... Ler mais

É comum câncer de próstata em jovens

Embora seja raro acometer homens com menos de 40 anos, estima-se que 2% dos casos mundiais sejam de jovens.

... Ler mais

Quanto custa um exame de próstata particular

O exame phi está disponível em alguns laboratórios brasileiros e custa cerca de R$ 700.

... Ler mais