Saúde

Como se transmite a varíola dos macacos

A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. E, segundo o órgão de saúde, a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos.

... Ler mais

Como é feito o diagnóstico da varíola

O diagnóstico da varíola dos macacos é realizado de forma laboratorial, por teste molecular ou sequenciamento genético. O teste molecular é um método de diagnóstico laboratorial que permite identificar a presença do material genético do vírus em uma amostra.

... Ler mais

Onde morreu a pessoa com variola do macaco

Segundo Ministério da Saúde, até o momento, foram registradas três mortes em Minas, duas em São Paulo e três no Rio. A vítima mais recente é uma pessoa de 33 anos, que já tinha comorbidade.

... Ler mais

Onde aparecem as primeiras bolhas da varíola do macaco

Em alguns pacientes, as feridas podem surgir apenas na área genital ou do ânus e não se espalham pelo corpo. Em outros, é comum a identificação de uma lesão única.

... Ler mais

Qual idade toma a vacina da varíola

Vacina contra varíola aplicada aos 8 meses e aos 5 anos de idade. Reforços a cada cinco anos. A vacina dupla tipo infantil (DT) era recomendada: entre 4 e 6 anos de idade. Vacinação de gestantes: especialmente na área rural, a partir do 5º mês de gestação.

... Ler mais

Qual a vacina que deixa a marca no braço

Sabe aquela marquinha de cicatriz no braço que quase todo mundo tem? A famosa marca é resultante de uma reação do corpo à vacina BCG, administrada em recém-nascidos preferencialmente antes do bebê deixar a maternidade. É por causa dessa vacina que os casos graves de tuberculose são bem mais raros hoje em dia.

... Ler mais

Qual a diferença entre catapora e varíola dos macacos

A catapora e o herpes zóster costumam apresentar lesões menores em comparação com as da varíola dos macacos. Além disso, quando na fase de crosta, o Herpes Zóster e a Catapora não são mais contagiosos, enquanto a varíola dos macacos ainda pode ser transmitida.

... Ler mais

Como é feita a cirurgia de retirada de cisto

A cirurgia para retirada de cisto sebáceo é simples, pode ser feita em consultório com o uso de anestesia local e sutura. Recomenda-se procurar um médico especialista quando ocorre crescimento rápido, quando se rompe com liberação de material amarelado, torna-se inflamado ou doloroso e por questões estéticas.

... Ler mais

Qual a diferença de câncer é cisto

A principal diferença entre um cisto e um câncer de ovário é o que os causa. No primeiro caso, costumam aparecer espontaneamente e são formados pela obstrução ou infecção de alguma glândula. Ainda, os cistos têm tamanhos diferentes, mas, geralmente, não são maiores que a cabeça de um alfinete.

... Ler mais

Qual o tamanho do cisto maligno

Geralmente medem entre 3 cm a 6 cm e desaparecem espontaneamente, pois estão relacionados ao ciclo menstrual. Normalmente, não causam sintomas, a não ser quando maiores que 6 cm, já que nessa situação podem se romper, causando dor abdominal.

... Ler mais

Como saber se o cisto se rompeu

Quando ocorre uma ruptura de cisto ovariano, a mulher pode sentir uma dor súbita e intensa na pelve. Essas rupturas, por sua vez, podem ocorrer devido a um grande esforço físico ou relação sexual. Em alguns casos, pode haver sangramento vaginal, embora a ruptura de cisto, geralmente, não provoque hemorragias graves.

... Ler mais

É comum ter cisto

Os cistos nos ovários são lesões benignas bastante comuns durante o ciclo menstrual. É normal que eles desapareçam em poucos dias após sua formação, sem causar nenhum desconforto. No entanto, alguns cistos podem ser mais duradouros, quando não estão relacionados ao ciclo menstrual.

... Ler mais

Quem tem cisto pode ter filho

De acordo com o Dr. Márcio Alcântara a resposta é sim, quem tem cisto pode engravidar! O médico explica que ao contrário do que muita gente pensa, o cisto no ovário não é impedimento para engravidar, mas ele pode dificultar o processo devido às alterações hormonais produzidas pela situação.

... Ler mais

O que não pode comer quando se tem cisto no ovário

Alimentos processados, ultra processados e industrializados devem ser evitados ao máximo, bem como os adoçantes, que ativam a insulina e podem provocar maior compulsão por doces. Evite todas as formas de açúcar e alimentos que o contenham.

... Ler mais

Qual exame fazer para saber se tem cisto no ovário

O exame ginecológico por imagem mais utilizado para detectar cisto no ovário é a Ultrassonografia Pélvica Transvaginal (Ecografia). O procedimento pode detectar pequenos cistos ovarianos imperceptíveis ao exame físico clínico.

... Ler mais

O que piora cisto no ovário

Ocorre que o consumo de carboidratos simples e açúcares, quando não causam o problema, podem piorar muito essa condição.

... Ler mais

Qual Exame de sangue detecta cisto no ovário

Ele é um marcador sanguíneo que serve especificamente para isso. Não obstante, alguns casos de cistos benignos podem trazer altos níveis de CA-125, este valor alto de CA-125 não essencialmente indica um tumor maligno nos ovários.

... Ler mais

Como é a menstruação de quem tem cisto no ovário

A presença do cisto no ovário costuma apresentar sintomas que ficam mais evidentes na primeira menstruação ou no final da adolescência. Entre eles, há a menstruação irregular ou prolongada, bem como a ausência da menstruação.

... Ler mais

Quem tem trombofilia pode ter AVC

Quando os coágulos atingem os vasos do cérebro, há o risco de AVC, que pode ser fatal ou resultar em sequelas neurológicas. As mulheres ainda podem desenvolver trombose placentária.

... Ler mais

Quem tem trombofilia pode comer ovo

Evite o consumo excessivo de alimentos fonte de vitamina K: fígado, gema de ovo, óleos vegetais, margarinas, leite de vaca e hortaliças verde-escuras.

... Ler mais