Quem tem trombofilia pode comer ovo?

Perguntado por: onunes . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 17 votos

Evite o consumo excessivo de alimentos fonte de vitamina K: fígado, gema de ovo, óleos vegetais, margarinas, leite de vaca e hortaliças verde-escuras.

Afinal, existem alimentos que causam trombose?

  • Carne de porco é um dos alimentos que causam trombose.
  • Consumir batatas fritas processadas pode elevar o risco de trombose.
  • Tomar vinho pode aumentar o risco de trombose venosa.
  • A dieta mediterrânea é capaz de evitar a formação de coágulos.

Algumas das principais recomendações incluem o controle de doenças que favorecem a trombofilia, tais como obesidade, pressão alta e diabetes. Também é recomendado que a paciente evite ficar muito tempo parada, especialmente em viagens ou durante uma internação.

Alimentos como maçã, frutas cítricas e cebola, entre outras frutas, legumes e também chás podem ser fontes do flavonoide. “A rutina provou ser o modelo mais eficaz e seguro para evitar a trombose em modelos animais.

Mesmo após a trombose ter sido superada, o nutricionista precisa continuar orientando o plano alimentar do paciente. Nessa etapa, a ingestão de oleaginosas, azeite de oliva, peixes e laticínios é prioridade na dieta.

Para reduzir o risco de trombose interna ou coágulos sanguíneos, é recomendada uma dieta pobre em gorduras saturadas, mas rica em fibras, assim como frutas e vegetais. O abacaxi, por exemplo, é um bom alimento anticoagulante.

Os cientistas dizem que podemos nos beneficiar do consumo de chocolate amargo diariamente ou uma bebida de chocolate. É importante que o seu teor de açúcar e manteiga sejam mínimos. A quantidade ideal seria aproximadamente duas colheres de chocolate escuro cada dia.

Caminhada e exercício são seguros, mas lembre-se de ouvir seu corpo para evitar esforço excessivo. Para começar, escolha uma rota perto de casa, relativamente plana e com muitos lugares para descansar ao longo do caminho (por exemplo, um parque ou shopping local).

Se você é portador da síndrome antifosfolípide, conhecida também como SAF, síndrome de Hughes ou trombofilia, saiba que você tem direito a um benefício que pode mudar a sua vida: o BPC-LOAS.

inchaço nas regiões afetadas pelos coágulos — problema que afeta os membros inferiores com maior frequência; aumento da temperatura no local do trombo; dor constante no membro afetado — tanto em movimento, quanto em repouso; diferença na cor da pele (tom azulado), na região onde se formou o trombo.

Laranja, acerola e goiaba
Juntos, atuam como antioxidantes e ajudam a controlar e reduzir os níveis de colesterol que, quando elevados, podem favorecer a trombose.

Evite o consumo excessivo de alimentos fonte de vitamina K: fígado, gema de ovo, óleos vegetais, margarinas, leite de vaca e hortaliças verde-escuras.

Para evitar esse tipo de complicação, preparei uma lista de bolso dos cuidados para quem toma esse tipo de medicação. Devido à predisposição a sangramentos maiores e hematomas, é aconselhável que durante o tratamento se evitem atividades de levem ao risco de traumas como: jogar futebol, jogar volei e praticar luta.

Mas segue uma pequena lista de frutas pobres em vitamina k se consumidas in natura, banana, groselha, framboesa, cereja, tâmaras, figos, goiabas, limões e limas, mirtilos e amoras.

Uma dieta com muita gordura, especialmente saturada, pode acabar entupindo as veias e prejudicando o fluxo sanguíneo. A recomendação é abusar de alimentos ricos em vitamina C e alimentos ricos em água e antioxidantes para o ajudar a eliminar as toxinas que podem estar provocando o problema.

Outra propriedade da vitamina C é que ela é anticoagulante, logo evita que se forme trombos o qual impede que haja uma boa circulação. É verdade que as frutas cítricas (laranja, acerola, limão) ajudam no bom funcionamento dos vasos? Se sim, como isso acontece? Sim.