O que é uma traqueostomia e qual seu objetivo?
Traqueostomia é um procedimento cirúrgico, realizado pelo médico na região da traquéia (pescoço), com o objetivo de facilitar a chegada de ar até os pulmões. Neste caminho ocorre a inserção de uma cânula, chamada “cânula de traqueostomia”, que pode ser de plástico ou metal, por onde o ar irá passar sem dificuldades.
O que é traqueostomia qual a finalidade e cuidados de enfermagem
Traqueostomia é o nome da técnica que consiste em fazer um estoma, ou seja, uma pequena abertura na traqueia, com comunicação para o pescoço, com intuito de possibilitar a respiração de pacientes que apresentam algum impedimento ao fluxo normal do ar entre os pulmões e as vias aéreas superiores.
Qual a definição da traqueostomia
A traqueostomia consiste na abertura cirúrgica da parede da traqueia, com possibilidade de passagem do ar entre o ambiente e os pulmões sem passar pelas vias aéreas superiores.
Quanto tempo uma pessoa pode ficar com a traqueostomia
Quanto tempo o paciente fica com a traqueostomia? O tempo para permanecer com a traqueostomia depende das condições do paciente – e estas são inúmeras, como se é um procedimento reversível, se será temporário, entre outras condições. Há casos em que a traqueostomia se torna definitiva para o paciente.
Qual o objetivo da aspiração da traqueostomia
OBJETIVOS
Remoção de secreções acumuladas na cânula de traqueostomia; • Prevenir infecções e obstruções respiratórias; • Promover conforto; • Facilitar a oxigenação e possibilitar a ventilação.
Quem faz traqueostomia pode voltar a falar
Gradualmente, é possível recuperar a fala. Para que o organismo se acostume, a retirada da cânula, conhecida como decanulação, é feita gradualmente. Trocando os canos maiores por outros menores, até que seja possível reverter completamente a cirurgia. Aí a área cicatriza e em poucos dias o paciente já volta a falar.
Quais são os riscos de uma traqueostomia
As principais complicações da traqueostomia são: hemorragia, pneumotórax, enfisema cirúrgico, infecção local, deslocamento da cânula traqueal (devido ao ato cirúrgico ou posicionamento do circuito do ventilador mecânico), extremidade da cânula bloqueada, caso esteja pressionada contra a carina ou a parede traqueal, ...
Porque o paciente precisa de traqueostomia
A traqueostomia é um procedimento cirúrgico que consiste em criar uma comunicação da traqueia com o meio externo. É indicada para os casos em que há obstrução das vias aéreas superiores ou necessidade de ventilação mecânica do paciente por período prolongado.
Qual a diferença de intubação e traqueostomia
Na entubação com o TOT, o tubo é inserido dentro da traqueia do paciente através da via oral ou nasal. Já na entubação com tubo de traqueostomia, a inserção da cânula é realizada através de procedimento cirúrgico na região da traqueia.
O que é melhor traqueostomia ou intubação
Quando a Traqueostomia é indicada? Quando vemos que a intubação está atrasando a recuperação e a retirada do aparelho do paciente, é indicada a traqueostomia. Outra situação que ela também é indicada, é quando a recuperação do pulmão demora mais do que o esperado e o paciente têm que ficar muito tempo intubado.
Quem faz traqueostomia fica sedado
Nesses casos não é possível entubar o paciente. Normalmente, a traqueostomia é feita no paciente com sedação e anestesia local, que é um procedimento mais complexo, muito mais perigoso e que pode levar à parada de respiração do paciente.
Quem tem traqueostomia pode comer pela boca
Como você pode ver, pacientes que passam pela traqueostomia podem comer normalmente enquanto estiverem com a cânula.
É possível viver com traqueostomia
Cuidando bem, é possível viver de forma saudável com a Traqueostomia.
Como cuidar de uma pessoa com traqueostomia
Falando a respeito dos cuidados da traqueostomia, os pacientes precisam dar uma atenção maior para a proteção da via respiratória.
- Umidifique a região. ...
- Evite a entrada de sujeira. ...
- Higienize a traqueostomia. ...
- Proteja a pele.