Porque o paciente entubado fica agitado?

Perguntado por: ocamilo . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 7 votos

Essa agitação é natural e acontece de forma mecânica. Rodrigo Mussi foi e segue sedado e intubado para que o corpo pudesse resistir aos processos cirúrgicos, cateteres intracranianos e à intubação.

Um dos modos de se avaliar a profundidade do estado de inconsciência é através da resposta aos sons. Portanto, há casos em que o paciente pode escutar, sim, as vozes dos familiares. A grande questão é saber se o paciente entende o que lhe dizem.

Apesar da analgesia, muitos pacientes continuam bastante agitados, a ponto de precisar de sedação. Um sedativo também pode proporcionar conforto ao paciente com uma dose menor de analgésico. Benzodiazepínicos (p. ex., lorazepam, midazolam) são os mais comuns.

Os pacientes intubados são mantidos inconscientes e estão em sono profundo (coma induzido) principalmente para tornar o processo mais confortável e evitar que o tubo seja removido, o que poderia causar graves lesões na via aérea.

Por isso, podemos dizer que o efeito de um sedativo pode ser de 10 a 80 horas.

Noventa e sete por cento das intubações, mesmo por períodos muito breves, podem levar de alguma forma a rouquidão. Após serem extubados, muitos pacientes apresentam queixas sobre disfagia, tosse e aspiração . A tosse pode levar a sangramento no local, e aumenta o risco de obstrução e sufocação das vias aéreas.

O paciente pode abrir os olhos, bocejar, piscar etc., mas não chega a ter consciência e nem interage com o meio; Estado minimamente consciente: esse estágio é um pouco melhor que o anterior. Além da abertura ocular, o paciente tem algum grau de consciência, consegue seguir o examinador com os olhos, por exemplo.

Causas Agitação
As crises de agitação podem ser causadas por diversas condições, como: ansiedade, bipolaridade, depressão, Alzheimer, esquizofrenia, síndrome de abstinência alcoólica, uso abusivo de drogas, hipertireoidismo.

Os principais objetivos da sedação são: adaptar o paciente a ventilação mecânica; aliviar a ansiedade e a dor, controlando a agitação psicomotora; atenuar a resposta ao estresse; modular o metabolismo cerebral, auxiliando no manejo da hipertensão intracraniana; e diminuir a responsividade ao ambiente, facilitando o ...

As definições atuais de internação prolongada variam (sete, dez ou 14 dias) conforme o perfil das unidades e dos pacientes.

Quando a pessoa está em coma induzido, pode acordar após horas ou dias, quando o paciente estiver se recuperando ou o médico achar aconselhável. Desta forma, o coma induzido é diferente do coma provocado por doenças, pois este não pode ser previsível e não depende do controle do médico.

A rouquidão é um dos sintomas mais frequentes após a intubação de um paciente, mas costuma ser temporária, com duração de dois a três dias. Entretanto, há situações mais graves, que também podem gerar fraqueza na voz. “As pregas vocais ficam localizadas na laringe, por onde passa o tubo orotraqueal para a intubação.

A intubação com paciente acordado (IPA) consiste na introdução do tubo orotraqueal com o paciente acordado, colaborativo e em ventilação espontânea, sendo realizado por videolaringoscopia ou broncoscopia. É considerada a técnica padrão-ouro em adultos para casos de via aérea difícil previamente reconhecida.