Quem tem TDAH é mais criativo?

Perguntado por: dbrito9 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 6 votos

Embora as pessoas que têm transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) sejam muitas vezes estigmatizadas por características negativas do distúrbio – como falta de foco, impulsividade e inquietação -, estudos indicam que elas também costumam ser mais criativas.

Portanto, pessoas com esse transtorno podem ser tão criativas, obstinadas e empáticas quanto qualquer outra, desde que realizem o tratamento adequado ou em alguns casos, treinamentos que levem ao desenvolvimento de habilidades.

Indivíduos com TDAH possuem, por conta das habilidades cognitivas prejudicadas, dificuldade em fazer planejamentos e em se organizarem nas tarefas. Possuem dificuldades também em sequenciar as atividades e manter o mesmo ritmo.

– Pessoas com TDAH são menos inteligentes que as outras? Mito. Eis aí algo que precisa ser esclarecido: uma pessoa diagnosticada com TDAH que recebe o devido acompanhamento e tratamento tem a inteligência normal e até acima da média, com desempenhos surpreendentes.

O TDAH é reconhecido como deficiência pela OMS e por diversos países, reconheçam nossos direitos!

Pessoas com TDAH tendem a se concentrar melhor em ambientes mais silenciosos e sem estímulos externos. Apesar de parecer contraditório, podem ter um excelente foco em atividades prazerosas ou quando têm grande pressão em realizá-las – o chamado hiperfoco.

Eis algumas profissões que podem ser adequadas para quem se sente motivado pelas suas paixões:

  • Emprego 1: Personal Trainer. Ideal para: Indivíduos hiperactivos com TDAH que não conseguem ficar quietos, mas podem ajudar os outros a fazê-lo! ...
  • Emprego 2: Músico. ...
  • Função 3: Escritor. ...
  • Job 4: Designer gráfico.

As crianças portadoras de TDAH apresentam dificuldades para manter a atenção no mundo real, e por isso precisam de uma rotina que lhes estimule a pontualidade e a organização.

O desenvolvimento de situações comórbidas é imprevisível, o que dificulta a implementação de medidas preventivas. Sabemos hoje que crianças com TDAH têm em regra menos 12 anos de expectativa de vida, comparado com crianças sem a patologia.

Tipo Desatento – Distração, lentificação e esquecimentos. Sintomas do TDAH Tipo Desatento mais comuns são a falta de atenção, dificuldade em resistir às distrações, esquecimentos, desorganização mental e também das coisas ao redor. Idem dificuldade com a percepção da passagem do tempo, o que causa atrasos e adiamentos.

Excesso de energia nem sempre significa um traço de TDAH, às vezes as pessoas têm uma personalidade mais agitada. Isso faz parte.