Como saber se minha filha tem déficit de atenção?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 6 votos

Desatenção

  1. Não prestar atenção em detalhes ou cometer erros por descuido.
  2. Ter dificuldade de manter atenção em tarefas ou atividades lúdicas.
  3. Parecer não escutar quando alguém lhe dirige a palavra.
  4. Não seguir instruções até o fim e não conseguir terminar tarefas.
  5. Ter dificuldade em organizar tarefas e atividades.

Déficit de atenção

  1. Desatenção a detalhes e erros;
  2. Dificuldade em sustentar atenção; parece não ouvir;
  3. Dificuldade com instruções, regras e prazos;
  4. Desorganização;
  5. Evita/reluta tarefas de esforço mental;
  6. Perde, esquece objetos;
  7. Alta distração;
  8. Não automatiza tarefas do cotidiano.

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra).

Um diagnóstico de TDAH leva tempo
TDAH é um transtorno mental que se desenvolve no momento ou logo após o nascimento, mas os sintomas normalmente não ficam aparentes até a idade de quatro ou cinco anos e, muitas vezes, não até que as crianças estejam no ensino fundamental ou médio.

Existe uma diferença? Não mais. Em 1994, os médicos decidiram que todas as formas de transtorno de déficit de atenção seriam chamadas de “transtorno de déficit de atenção/hiperatividade”, ou TDAH, mesmo que a pessoa não fosse hiperativa.

Procurar conversar sempre com a criança sobre como está se sentindo. Aprender a controlar a própria impaciência. Estabeleça regras e limites dentro de casa, mas tenha atenção para obedecer-lhes também. Não esperar ''perfeição''.

Algumas teorias sugerem que problemas familiares (alto grau de discórdia conjugal, baixa instrução da mãe, famílias com apenas um dos pais, funcionamento familiar caótico e famílias com nível socioeconômico mais baixo) poderiam ser a causa do TDAH nas crianças.

Como vimos, o TDAH é um transtorno caracterizado principalmente pela dificuldade de concentração e falta de atenção do indivíduo. Apesar de outros sintomas contemplarem essa lista, esses são os motivos principais. Logo, é possível imaginar como isso pode ser confundido com a dislexia.

Quando não tratado, o TDAH pode causar diversos prejuízos no desenvolvimento da criança e do adolescente, como problemas escolares e no desempenho acadêmico, problemas em fazer e manter amizades, dificuldade de relacionamento com os familiares, comportamentos de risco, como envolvimento frequente em brigas, direção ...

Transtorno de deficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma síndrome de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Há 3 tipos de TDAH, os que são predominantemente desatentos, hiperativo/impulsivos e combinados. Os critérios clínicos dão o diagnóstico.

São direitos da pessoa com TDAH: o livre desenvolvimento da personalidade; a proteção contra qualquer forma de abuso e exploração; o acesso a serviços de saúde, incluindo medicamentos gratuitos; educação e ensino profissionalizante; emprego adequado à condição; moradia; previdência e assistência social, entre outros.

O profissional que trata o TDAH pode ser um psiquiatra ou um neurologista. É importante que seja um profissional capacitado nessa área para que seja feito um diagnóstico correto.

O diagnóstico é inteiramente clínico, feito com base nos sintomas, da mesma maneira que outros problemas, como a síndrome do pânico e a depressão. Não é necessário exame de ressonância, eletroencefalograma ou qualquer outro que avalie características físicas.

A princípio, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas. Entre as suas principais características estão: a desatenção, impulsividade e a hiperatividade.

Quando suspeitar de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em crianças? A suspeita do diagnóstico de TDAH deve ser levantada na presença de crianças com sintomas de hiperatividade, falta de atenção e/ou impulsividade que estão presentes desde a infância.