Quem trata TDAH neurologista ou psiquiatra?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.4 / 5 16 votos

O profissional que trata o TDAH pode ser um psiquiatra ou um neurologista. É importante que seja um profissional capacitado nessa área para que seja feito um diagnóstico correto.

Neurologista/Neuropediatra – é o especialista que diagnostica, trata e acompanha distúrbios que afetam o sistema nervoso. No caso de suspeita de TDAH em crianças na fase pré-escolar até o ensino fundamental, o neuropediatra é o profissional adequado para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

Os exames feitos no diagnóstico de TDAH
O protocolo geralmente é visitar o psiquiatra-neurologista que fará uma avaliação médica e neuropsicológica completa que será auxiliada, além da avaliação dos pais, a avaliação psicologia e ao histórico do paciente.

Apesar de os dois médicos trabalharem com questões relacionadas ao sistema nervoso, o neurologista é mais específico para encontrar as causas das doenças com características “físicas”, moleculares. Já o psiquiatra foca nas doenças “psíquicas” e nos comportamentos provenientes delas.

Mas então, como conversar com ele sobre o assunto? Quando for à consulta (você pode marcar uma agora mesmo clicando aqui), diga ao psiquiatra o que você sente. Além disso, conte a ele os hábitos que você tem e que te fazem suspeitar ter TDAH e como isso te atrapalha no dia a dia.

São direitos da pessoa com TDAH: o livre desenvolvimento da personalidade; a proteção contra qualquer forma de abuso e exploração; o acesso a serviços de saúde, incluindo medicamentos gratuitos; educação e ensino profissionalizante; emprego adequado à condição; moradia; previdência e assistência social, entre outros.

Unidades de saúde que realizam exames como o eletroencefalograma e a polissonografia podem se beneficiar da telemedicina neurológica.

Como é feita a avaliação neuropsicológica:
Os testes utilizados na avaliação neuropsicológica são tarefas padronizadas que visam descrever e quantificar as funções cognitivas do avaliado seguindo uma normatização correspondente a idade, a escolaridade, a língua do país e outras características culturais.

Pessoas com TDAH têm direito a algum benefício? Não há benefício previdenciário especificamente para o portador desse tipo de transtorno. Todavia, o portador pode solicitar o BPC/LOAS, um tipo de benefício assistencial pago pelo Governo, por meio do INSS.

O neurologista é recomendado em casos de dores de cabeça e problemas sem origem definida que levem a dificuldade de caminhar ou movimentar-se, tremores, convulsões, transtornos da memória e raciocínio.