Como se desenvolve TDA?

Perguntado por: ineves . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.2 / 5 13 votos

Segundo estudos, a predisposição genética e a ocorrência de alterações nos neurotransmissores (dopamina e noradrenalina) que estabelecem as conexões entre os neurônios na região frontal do cérebro são a principal causa do TDAH.

RIO - O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) conhecido por ter início na infância pode ser desenvolvido durante a vida adulta, segundo dois estudos diferentes, do Brasil e do Reino Unido, publicados no periódico científico “JAMA Psychiatry” nesta quarta-feira.

O Transtorno do Déficit de Atenção- TDA tem origem neurobiológica por disfunção da neurotransmissão dopaminérgica em áreas do cérebro como o córtex pré-frontal e região límbica. É um transtorno genético e que pode sofrer influências de fatores ambientais.

O transtorno pode aparecer na fase avançada por não ter sido identificado e tratado na infância. Também pode surgir após os 18 anos sem nunca ter existido nenhum traço quando a pessoa era criança.

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.

Frequentemente dá-se a impressão de que a mente está em outro lugar ou que não escutou o que foi dito. Há uma dificuldade em completar tarefas, compreender instruções, organizar atividades. Seus objetos são desorganizados e com frequência são perdidos, desleixados, danificados.

Quando não tratado, o TDAH pode causar diversos prejuízos no desenvolvimento da criança e do adolescente, como problemas escolares e no desempenho acadêmico, problemas em fazer e manter amizades, dificuldade de relacionamento com os familiares, comportamentos de risco, como envolvimento frequente em brigas, direção ...

Algumas teorias sugerem que problemas familiares (discórdia conjugal, baixa instrução da mãe, famílias com apenas um dos pais, funcionamento familiar caótico e nível socioeconômico mais baixo) poderiam ser a causa do TDAH nas crianças.

A criança evita participar de atividades que necessitem de esforço mental. A criança apresenta dificuldade de participar de atividades silenciosas. A criança fala muito e frequentemente interrompe assuntos alheios. A criança responde perguntas de forma impulsiva e precipitada.

Transtorno de deficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma síndrome de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Há 3 tipos de TDAH, os que são predominantemente desatentos, hiperativo/impulsivos e combinados. Os critérios clínicos dão o diagnóstico.

O TDAH na adolescência
Durante a adolescência o TDAH mostra o seu lado mais perigoso, pois é nesse período que o convívio social tende a ficar mais prejudicado. Uma situação vivenciada pelo adolescente com TDAH é o conflito corriqueiro com seus familiares, colegas de sala e professores.

Geralmente, os sintomas do TDAH na infância começam antes dos 12 anos e em alguns casos são perceptíveis a partir dos três anos de idade.

TDAH é um transtorno mental que se desenvolve no momento ou logo após o nascimento, mas os sintomas normalmente não ficam aparentes até a idade de quatro ou cinco anos e, muitas vezes, não até que as crianças estejam no ensino fundamental ou médio.