Como ler tendo TDA?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 21 de agosto de 2023
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Ensinar estratégias ativas de leitura como sublinhar e fazer anotações, usar várias cores para destacar pontos importantes ou passagens; Resumir os pontos-chave do material a ser lido na mesma sequência que aparecem no texto.

Escolha um livro/texto (adequado para o momento da criança). Solicite que ela o leia em voz alta. Registre o tempo que ela gastou para concluir a leitura do livro/texto. Peça a ela que leia o mesmo livro/texto todos os dias durante 1 semana.

TDAH em dados científicos
Um estudo da pesquisadora Susan Meyers (2000) aponta que 65% das crianças com TDAH apresentam dificuldade de leitura, escrita e cálculo.

Diminuir o consumo de açúcar e carboidrato, e aumentar a ingestão de proteínas também contribui para redução dos sintomas do TDAH. Documentar a rotina – manter uma agenda com os horários e compromissos ajudará a driblar a dificuldade de organização, comum para quem tem TDAH.

Entre as dicas que consideramos úteis para estudantes com TDAH estão:

  1. Tenha uma rotina consistente. ...
  2. Controle a vontade de procrastinar. ...
  3. Estude com eficiência. ...
  4. Planeje os seus dias. ...
  5. Consulte um psicólogo. ...
  6. Defina as suas prioridades.

Quando não tratado, o TDAH pode causar diversos prejuízos no desenvolvimento da criança e do adolescente, como problemas escolares e no desempenho acadêmico, problemas em fazer e manter amizades, dificuldade de relacionamento com os familiares, comportamentos de risco, como envolvimento frequente em brigas, direção ...

O Transtorno de Déficit de Atenção (TDA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), são síndromes que têm como característica principal a desatenção e a dificuldade de concentração e, no caso do TDAH, o Transtorno de Hiperatividade com seus sintomas associados.

Quanto tempo dura o tratamento para o TDAH? O tratamento deve sempre levar em conta o controle dos sintomas. Suspende-se o tratamento quando o paciente apresenta-se assintomático por pelo menos o período de um ano, ou quando há melhora significativa dos sintomas. Vale lembrar que cada caso é único.

Tratar o TDAH de uma maneira natural e sustentada começa por melhorar os hábitos e o estilo de vida. Fazer exercícios aeróbicos, que aumentam a vascularização cerebral, consumir alimentos que garantem um fluxo regular de energia para o cérebro é um pré-requisito básico.

Viver com esse sentimento eventualmente leva a uma autoestima prejudicada. A pessoa com TDAH pode se sentir deslocada, incapaz, deixada para trás por não conseguir acompanhar o progresso de pessoas neurotípicas, entre outros. Os demais problemas que acompanham o TDAH também podem contribuir para uma autoestima ruim.

A criança evita participar de atividades que necessitem de esforço mental. A criança apresenta dificuldade de participar de atividades silenciosas. A criança fala muito e frequentemente interrompe assuntos alheios. A criança responde perguntas de forma impulsiva e precipitada.

Alimentos processados e industrializados podem agravar os sintomas do TDAH e interagir de forma negativa, principalmente no aumento dos níveis de hiperatividade. Além disso, o consumo de açúcar refinado também pode agravar o controle de hormônios e neurotransmissores.

Frequentemente dá-se a impressão de que a mente está em outro lugar ou que não escutou o que foi dito. Há uma dificuldade em completar tarefas, compreender instruções, organizar atividades. Seus objetos são desorganizados e com frequência são perdidos, desleixados, danificados.