Qual é a diferença entre tabaco e nicotina?

Perguntado por: iluz . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 13 votos

O Tabaco é uma planta cujo nome cientifico é Nicotiana tabacum, da qual é extraída uma substância chamada nicotina, seu princípio ativo. Mas no tabaco encontramos ainda um número muito grande de outras substâncias algumas muito tóxicas, como por exemplo terebentina, formol, amônia, naftalina, entre outras.

Os riscos de câncer, enfisema pulmonar e bronquite crônica são ainda maiores, já que o cigarro de tabaco promove mais danos à saúde do que o comum, afirma o pneumologista Paulo Corrêa, coordenador da Comissão Científica do Tabaco da SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia).

O princípio ativo do tabaco é a nicotina e esta, em preparações como o cigarro, contém 9 – 17 mg/unidade; no charuto, 20 – 50 mg/unidade. O tabaco, quando queimado, fornece número elevado de substâncias gasosas e partículas sólidas (aproximadamente 4.000), das quais 90% são inaladas por meio de sua fumaça.

Tabaco Kumbaya Flowers Sasso - Sem Nicotina
O Kumbaya Sasso é feito com Pétalas de Rosas, Calêndula, Camomila, Sálvia, Jasmim e Menta. Não contém nicotina. Embalagem com 25g. Uma opção menos agressiva para quem gosta de fumar.

O que é Tabaco:
1. Folha da família das solanáceas (nicotiana tabacum) de origem sul-americana usada para fumar, mascar ou aspirar. No Brasil, o mesmo que fumo; 2.

Hoje em dia, o tabaco orgânico apresenta-se com menor índice de agentes que causam malefícios a saúde e principalmente dependência por nicotina.

1. O cigarro eletrônico é menos tóxico que o cigarro convencional? Sim, o cigarro convencional apresenta mais de 40.000 substâncias tóxicas e pelo menos 70 delas sabidamente cancerígenas. O cigarro eletrônico, por ora, não apresenta todos esses elementos.

Embora o cigarro industrializado não seja a melhor opção para o tabaco fumígeno em comparação com o palheiro, ele vicia menos e causa menos danos a sua saúde. Portanto, cigarro industrializado pode causar menos danos que cigarros de palha.

A maioria dos fumantes relata usar o cigarro para lidar com situações estressantes. Porém, no cigarro não existe nenhuma substância relaxante, a nicotina é um estimulante. Provavelmente, esse relato está relacionado a um condicionamento, ou seja, as pessoas param para fumar em interrupções de situações de estresse.

Fumar camomila, assim como alguns outros produtos, pode ser a chave para abandonar o tradicional cigarro. Isso porque esses compostos têm menos nicotina quando comparados ao cigarro. Alguns têm até um nível zero.

Concluindo… O Kumbaya faz mal, como qualquer outro tipo de fumo, mas ainda assim é uma opção muito melhor se comparada com os cigarros industriais ou os artesanais feitos com tabaco. Por isso, se você colocar essas três opções na balança, fumar o kumbaya é muito melhor!