O que é Ritalina é para que serve?

Perguntado por: abittencourt4 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

A Ritalina é um remédio utilizado para tratar o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), uma condição comportamental que atinge crianças, adolescentes e adultos. Os sintomas mais comuns incluem problemas para se concentrar, comportamento inquieto e impulsividade.

Melhora no desempenho escolar; Maior atenção em atividades cotidianas; Redução da inquietude física e mental; Menor ocorrência de sono em momentos imprevisíveis.

O metilfenidato age no sistema nervoso central inibindo a recaptação de dopamina - neurotransmissor responsável pelo controle motor, e de noradrenalina - neurotransmissor responsável pela excitação física, mental e de bom humor.

Quem não pode tomar? A Ritalina não é uma opção para aqueles que são alérgicos a composição, tem tensão ou ansiedade, bem como apresentam problemas na tireoide. Pacientes com problemas cardíacos, pressão ocular aumentada, síndrome de Tourette, hipertensão e outros casos também não devem consumir esse remédio.

O medicamento deve ser tomado uma ou duas vezes por dia, sendo indicado não administrar a segunda dose depois das 18 horas, para diminuir o risco do paciente ter insônia. Nas crianças, a dose diária máxima é de 60 mg, enquanto nos adultos é de 80 mg.

Ao entrar em contato com o sistema nervoso, a ritalina aumenta as doses de dopamina e noradrenalina em algumas partes do cérebro. Ou seja, ela causa um efeito de euforia ao mesmo tempo em que aumenta o poder de concentração. O resultado disso é o foco no que deve ser feito e a rapidez em pensar e solucionar problemas.

Há casos em que as crianças ficam ainda mais agitadas e propensas a desenvolver quadros psicóticos. Para quem usa o medicamento, além desse quadro, há ainda o risco de desenvolver dependência de ritalina.

Por R$109,90!

Para quem não sabe do que se trata, a Ritalina é um medicamento de tarja preta que tem como substância ativa o cloridrato de metilfenidato, estimulante do sistema nervoso central.

No caso das pessoas que sofrem com o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, chamado de TDAH, o medicamento age no cérebro estimulando neurotransmissores que têm deficiência ou são produzidos em baixa quantidade chamados de dopamina e noradrenalina.

Remédio só pode ser comprado com receita médica
Além disso, necessitam de acompanhamento e indicação médica. No entanto, mesmo com rigorosas restrições, a ritalina ainda permanece como um dos medicamentos mais vendidos em todo o mundo.

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.