Quais as melhores profissões para quem tem TDAH?

Perguntado por: asilva . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.4 / 5 6 votos

Eis algumas profissões que podem ser adequadas para quem se sente motivado pelas suas paixões:

  • Emprego 1: Personal Trainer. Ideal para: Indivíduos hiperactivos com TDAH que não conseguem ficar quietos, mas podem ajudar os outros a fazê-lo! ...
  • Emprego 2: Músico. ...
  • Função 3: Escritor. ...
  • Job 4: Designer gráfico.

Policial ou bombeiro – por serem altamente intuitivos, indivíduos com TDAH podem se sair bem em cargos que é interessante conseguir pensar em resoluções diferentes para problemas e em que não há uma rotina rígida.

Embora o TDAH possa afetar a performance, ele não impede a vida profissional, pois as pessoas têm qualidades e competências distintas. O transtorno pode ser superado com algumas estratégias que valorizem os pontos fortes e trabalhem os pontos fracos, melhorando o desempenho de forma geral.

São direitos da pessoa com TDAH: o livre desenvolvimento da personalidade; a proteção contra qualquer forma de abuso e exploração; o acesso a serviços de saúde, incluindo medicamentos gratuitos; educação e ensino profissionalizante; emprego adequado à condição; moradia; previdência e assistência social, entre outros.

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra).

As pessoas com TDAH são disfuncionais, ou seja, têm mais dificuldade em realizar algumas atividades, mas não são incapazes de realiza-las. Assim, o TDAH não está contemplado no estatuto da Pessoa com Deficiência.

As crianças portadoras de TDAH apresentam dificuldades para manter a atenção no mundo real, e por isso precisam de uma rotina que lhes estimule a pontualidade e a organização.

Mesmo que a cafeína seja um estimulante, não é geralmente recomendada como um tratamento para o TDAH, porque não há provas científicas de sua eficiência.

O que se sabe atualmente é que o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade tem uma forte influência genética, o que significa que há uma tendência para que ele seja transmitido de pais para filhos. Mas o TDAH não é um transtorno hereditário no sentido de que é causada por um único gene.

O TDAH é reconhecido como deficiência pela OMS e por diversos países, reconheçam nossos direitos!

O Projeto altera a lei que já trata sobre o atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus acompanhantes, e passa a incluir também as crianças com Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ao atendimento prioritário.

“A maioria das pessoas com TDAH apresenta padrões semelhantes de dificuldades para pegar no sono e levantar de manhã, o que causa cansaço ao longo do dia e comprometimento nas funções [cotidianas].

Crianças e Adolescentes com TDAH tem direito ao Benefício Loas do INSS!

Quais profissionais da saúde podem ajudar no diagnóstico do TDAH? O processo de diagnóstico do TDAH pode envolver diferentes áreas e profissionais da saúde, como psicólogos, médicos neurologista, psiquiatra e neuropediatras, fonoaudiólogos, psicopedagogos e fisioterapeutas.

Transtorno de deficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma síndrome de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Há 3 tipos de TDAH, os que são predominantemente desatentos, hiperativo/impulsivos e combinados. Os critérios clínicos dão o diagnóstico.