Qual o melhor exercício para quem tem trombofilia?

Perguntado por: saparicio2 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.2 / 5 11 votos

Caminhada e exercício são seguros, mas lembre-se de ouvir seu corpo para evitar esforço excessivo.

Durante o tratamento da tromboflebite, os pacientes são encorajados a evitar a imobilidade, ficar ativo para manter a circulação do sangue e continuar suas atividades diárias normais, incluindo o caminhar normal.

Alongamentos, corridas, caminhadas, exercícios em esteiras e bicicletas ergométricas são ainda mais eficazes no combate à trombose. Buscar ajuda de um médico vascular e evitar os fatores de risco que podem ser associados à condição também são passos importantes a serem seguidos.

7 exercícios para melhorar a circulação nas pernas

  • Caminhada. O movimento mais simples de todos também é um grande aliado à saúde circulatória. ...
  • Natação. Uma grande vantagem da natação é a ausência de impacto, sem sobrecarregar as articulações. ...
  • Alongamento de panturrilhas. ...
  • Separação de pernas.

Tratamento de Trombofilia
Assim, a trombofilia é tratada com medicamentos anticoagulantes que ajudam a evitar a coagulação sanguínea, que por consequência evitam a formação de coágulos. Já em casos mais moderados, é indicado que a pessoa evite ficar muito tempo parada em viagens ou em outras situações.

Em alguns casos mais moderados, indica-se que a pessoa evite ficar muito tempo parada, seja em viagens ou em outras situações. É muito importante a pessoa portadora de trombofilia, mesmo sem a manifestação de trombose, acompanhar sua condição de saúde, principalmente durante a gravidez.

Pequenas atitudes também podem auxiliar neste processo, como evitar ficar muito tempo sentado, fazer pequenas caminhadas, se alongar e se movimentar sempre que possível. É importante parar de fumar, além de beber bastante água a fim de evitar a formação de coágulos.

(SOF Arquivada) Paciente com tromboflebite pode fazer atividade física, musculação e academia? A atividade física está contraindicada em pacientes que apresentam tromboflebite1,2. A orientação é que além do tratamento medicamentoso também haja repouso e elevação do membro afetado3.

Caminhada e exercício são seguros, mas lembre-se de ouvir seu corpo para evitar esforço excessivo. Para começar, escolha uma rota perto de casa, relativamente plana e com muitos lugares para descansar ao longo do caminho (por exemplo, um parque ou shopping local).

Elevar as pernas por alguns minutos diariamente ajuda a evitar a má circulação. Ao deitar-se, ou mesmo quando se está sentado, eleve as pernas por pelo menos alguns minutos. Essa prática ajuda o sangue a retornar de maneira adequada ao coração.