O que não pode comer quando se tem cisto no ovário?

Perguntado por: dlancastre6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 20 votos

Alimentos processados, ultra processados e industrializados devem ser evitados ao máximo, bem como os adoçantes, que ativam a insulina e podem provocar maior compulsão por doces. Evite todas as formas de açúcar e alimentos que o contenham.

Ocorre que o consumo de carboidratos simples e açúcares, quando não causam o problema, podem piorar muito essa condição.

Quem sofre com a Síndrome do Ovário Policístico precisa evitar carboidratos simples que influenciam diretamente na ação da insulina. Quando esse tipo de alimento é constante, estimula-se os receptores estrogênios presentes nos ovários, sendo assim aparecem os sintomas indesejáveis.

Quais alimentos devo evitar? Mas como mencionamos, os carboidratos refinados causam inflamação, exacerbam a resistência à insulina e devem ser evitados ou limitados significativamente. Isso inclui alimentos altamente processados, como: pão branco.

“Folhas, vegetais, frutas com casca, peixes, aves, ovos, queijo branco e castanhas são itens que podem ser consumidos diariamente”, diz. Ademais, ingredientes ricos em inositol (tipo de carboidrato considerado uma das vitaminas do complexo B) contribuem para regular o ciclo ovulatório.

De modo geral, as principais opções de tratamento para cisto no ovário são o uso de anticoncepcional ou cirurgia para retirada do cisto (nos casos mais graves).

Laparoscopia: considerado o método mais comum para tratamento de cisto no ovário em pacientes que desejam engravidar. Com esse procedimento cirúrgico, o médico é capaz de retirar cistos pequenos e a cirurgia provoca mínimos danos ao tecido ovariano.

Evite cafeína.
Tente reduzir o consumo de alimentos que contenham cafeína: coca cola, café, cha mate e também de chocolate para ver se seus sintomas melhoram.

Cisto folicular
Forma-se quando não há ovulação ou quando o óvulo não sai do ovário durante o período fértil. Seu tamanho pode variar de 3 até 8 cm e normalmente diminui de tamanho e desaparece entre 4 a 8 semanas. Trata-se normalmente de um cisto sem sintomas e que não demanda tratamento.

Os cistos foliculares ou funcionais são aqueles que costumam surgir quando o óvulo está em desenvolvimento, ou seja, dentro do ciclo menstrual. Durante esse período, líquidos são acumulados ao seu redor ou dentro do ovário, originando-se assim um cisto folicular.

A obesidade agrava os sintomas da síndrome do ovário policístico, além de por si só causar uma série de complicações; – atividade física por pelo menos 30 minutos, cinco dias por semana, é essencial, tanto para manutenção do peso ideal como para prevenir problemas cardiovasculares.

Os laticínios também podem estar envolvidos com um processo inflamatório. Estudos mostram que o problema está mais ligado a uma proteína, chamada de caseína A1, que parece fazer com que o sistema imune produza substâncias inflamatórias.

De acordo com o Dr. Márcio Alcântara a resposta é sim, quem tem cisto pode engravidar! O médico explica que ao contrário do que muita gente pensa, o cisto no ovário não é impedimento para engravidar, mas ele pode dificultar o processo devido às alterações hormonais produzidas pela situação.

Os exercícios de impacto podem favorecer a ruptura dos mesmos e devem ser evitados até o tratamento adequado dos cistos mais volumosos.