Quem tem cisto no ovário pode sente dor na relação?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 6 votos

Eventualmente, os cistos nos ovários causam problemas. Neste caso, eles podem crescer e causar desconforto. O principal sintoma é a dor na pelve, geralmente de um lado só. Mas a mulher também pode sentir desconforto abdominal, inchaço, vontade de urinar frequentemente e dor durante a relação sexual.

Cistos hemorrágicos
Na grande maioria das vezes, não é necessária intervenção, já que também costumam regredir espontaneamente. Além disso, podem causar uma dor discreta no baixo ventre, do lado afetado.

Os cistos ovarianos e as dores nas costas geralmente estão ligados porque um crescimento no ovário às vezes pode causar desconforto na região lombar. Essa dor pode ser causada pelo tamanho, posição ou crescimento do cisto.

Nos casos em que o cisto cresce demasiadamente, pode acontecer de ele girar ao redor do seu próprio eixo, causando uma torção. Nessas situações, a mulher pode sentir uma dor súbita e intensa na região pélvica ou abdominal. Essa dor pode ser tão intensa que causa náuseas e vômitos.

Para diagnosticar uma inflamação nos ovários, é fundamental consultar o ginecologista e fazer os exames de sangue indicados. O médico também pode pedir exames de ultrassonografia pélvica e videolaparoscopia para confirmar o diagnóstico.

Cisto no ovário em um terço das mulheres
Mas quando eles aparecem, pode haver vontade de urinar o tempo todo, dor durante relação sexual, dor pélvica, barriga inchada, constipação, sensação de inchaço mesmo comendo pouco.

“Quando um cisto de ovário se rompe, em geral a mulher pode sentir uma dor aguda, repentina, de intensidade variável, devido ao extravasamento do líquido na cavidade abdominal”, descreve Hiromi. “A dor normalmente localiza-se na pelve. Além disso, pode ser mais intensa no lado em que o cisto se rompeu.”

Se você tiver cistos no ovário, isso não é motivo para ficar em pânico. O perigo só existe quando eles são maiores do que 10 centímetros e possuem áreas sólidas e líquidas, o que só pode ser verificado com os exames adequados indicados pelo seu médico. Nesse caso, a cirurgia é o tratamento indicado.

A presença do cisto no ovário costuma apresentar sintomas que ficam mais evidentes na primeira menstruação ou no final da adolescência. Entre eles, há a menstruação irregular ou prolongada, bem como a ausência da menstruação.

“Cistos como o hemorrágico roto podem provocar perda acentuada de sangue e queda da pressão arterial, além de dor abdominal aguda e intensa”, explica a Dra. Ana Maria Morato Gagliardi, ginecologista da Scope.

Evite andar de bicicleta, andar de moto, pois o trauma será direto na região. Em muitos casos, só esses cuidados já permitem uma cicatrização do cisto. Mas se você sentir dor, incômodo ou febre, procure seu médico!

Cisto folicular
Forma-se quando não há ovulação ou quando o óvulo não sai do ovário durante o período fértil. Seu tamanho pode variar de 3 até 8 cm e normalmente diminui de tamanho e desaparece entre 4 a 8 semanas. Trata-se normalmente de um cisto sem sintomas e que não demanda tratamento.

O tratamento do cisto sinovial pode ser realizado através da imobilização da articulação por meio de talas, de forma que comprima o cisto e impeça a movimentação da articulação. Com o uso da tala, o cisto volta para a articulação, deixando de provocar dores.

O exame CA-125 normalmente é feito a partir de uma pequena amostra de sangue retirada com seringa, como em qualquer outro teste sanguíneo.