Porque o câncer maligno não tem cura?

Perguntado por: eperalta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 15 votos

Cada tumor maligno tem as características próprias do órgão no qual se iniciou. Além disso, um mesmo tecido consegue ter uma evolução distinta, que pode ser diferente em cada pessoa. Tumores com aparência idêntica podem ter evoluções completamente opostas.

Alguns tumores malignos têm alto índice de cura mesmo em fases avançadas. Outros tipos de tumores malignos que se espalham rapidamente para outros locais do corpo ou insistem em voltar, apesar dos tratamentos disponíveis, apresentam baixo índice de cura e mais complicações.

No tocante aos tumores malignos, as chances de cura vão depender do estágio que foi descoberta a doença, do tipo de tumor, da idade do paciente, do local que o tumor está localizado (possibilitando ou não sua retirada por cirurgia), se houve ou não metástase, entre outros fatores.

Apesar da enorme evolução no tratamento e até de uma certa obsessão na busca por uma cura universal, o fato é que essa doença apresenta cada vez mais sua complexidade conforme a ciência a desvenda. Daí a necessidade de fazer um episódio do Detetives da SAÚDE especificamente sobre isso.

Câncer de pâncreas, de vesícula biliar, de esôfago, de fígado, de pulmão e de cérebro são os mais letais — ou seja, poucas pessoas sobrevivem cinco anos após o diagnóstico do tumor maligno. Quanto mais precoce o câncer for descoberto, mais eficiente será o tratamento e mais chances o paciente tem de sobreviver.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o Brasil deve registrar cerca de 700 mil novos casos de câncer por ano, durante o período entre 2023 e 2025.

Já os tumores malignos (ou cancerígenos) acontecem quando uma célula do organismo passa a se replicar de maneira desordenada e descontrolada. Esses tumores, em geral, crescem rapidamente e podem se espalhar pelo corpo, invadindo tecidos vizinhos. Nesses casos, o tumor é chamado de câncer 2.

O câncer gástrico ocorre quando as células cancerosas se formam no revestimento do estômago. Em 2020, 769 mil pessoas morreram em todo o mundo por esse tipo de câncer. “Os fatores de risco incluem tabagismo, infecção pela bactéria H.

O processo de formação do câncer é chamado de carcinogênese ou oncogênese e, em geral, acontece lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa prolifere-se e dê origem a um tumor visível.

Pacientes com câncer de mama inicial não precisam fazer quimioterapia.

Após passar por todas essas etapas, as células que formam os novos tumores podem já não ser exatamente as mesmas que iniciaram o tumor primário, no entanto terão as características das células onde se originaram. Isso pode torná-las mais difícil de serem tratadas.

Estádio IV
É o estágio mais avançado na classificação numérica. O câncer já sofreu metástase, ou seja, espalhou para outras partes do corpo, além daquela em que surgiu. Sem esquecer que também atingiu os linfonodos e os tecidos próximos.