Quando o tumor não pode ser operado?

Perguntado por: apadilha3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

A incidência de cardiopatias, alterações respiratórias, trombofilia, bem como outros quadros, pode impossibilitar o paciente oncológico de ser operado.

As células cancerosas soltam-se do tumor original, vão para outras partes do corpo e formam novos tumores. Esse processo, conhecido como metástase, causa problemas sérios e, por isso, é muito importante que seja detectado e tratado o mais cedo possível.

O câncer avançado é caracterizado por um dos seguintes aspectos: Dor, sintomas constitucionais, problemas psicológicos, obstrução, sangramento e/ou compressão.

Cirurgia para remover todo o tecido maligno e que se destina a curar a doença. Isso inclui a remoção de parte ou de todo o órgão ou tecido canceroso e uma quantidade de tecido saudável ao seu redor, como margem de segurança. Os linfonodos próximos também podem ser removidos, a chamada linfadenectomia.

De acordo com França, o câncer de pâncreas é um tumor que cresce rapidamente e de forma silenciosa, dificultando sua detecção e as chances de cura. Sem tratamento, ele tende a se espalhar por outras partes do corpo, causando a chamada metástase.

  • Dor nas costas, peito, cabeça, ossos ou articulações;
  • Dificuldade em urinar;
  • Dormência ou fraqueza em qualquer parte corpo;
  • Tosse seca;
  • Falta de ar ou dificuldade em respirar;
  • Perda de apetite;
  • Náuseas, vômitos ou perda de peso;
  • Convulsões.

Quando esta célula atinge os ossos e se prolifera, ela forma a metástase óssea. A metástase, seja ela qual for, é considerada a complicação do câncer mais perigosa, pois ela caracteriza a propagação do câncer em outros locais do corpo, sendo assim mais difícil curar o câncer nesse estágio. Metástase óssea tem cura?

O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses.

O câncer avançado não responde mais ao tratamento, mas mesmo assim ainda existem condutas que podem ser tomadas para melhorar a qualidade de vida do paciente pelo maior tempo possível. Esse cuidado, que visa aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida, é denominado tratamento de suporte.

O câncer avançado é quando o câncer que porta a pessoa começa a crescer e a disseminar-se a outros órgãos, com o crescimento do câncer as opções de tratamento começam a se limitar, os cuidados paliativos aumentam e se tornam o objetivo principal do atendimento do paciente e sua família.

Tumores benignos crescem devagar e de forma limitada; já os tumores malignos, em geral, crescem rápido e tendem a ser invasivos.