Como identificar asma alérgica?

Perguntado por: saparicio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

Quais são os sintomas da asma alérgica?

  1. respiração ofegante.
  2. tosse.
  3. aperto no peito.
  4. respiração rápida.
  5. falta de ar.

Em muitos pacientes, a asma pode ser acompanhada por sintomas no nariz (rinite) tais como coceira, espirros, coriza e fungação. Testes alérgicos deverão ser realizados para verificar se a doença tem uma natureza alérgica ou não.

O diagnóstico da asma é principalmente clínico, obtido após consulta e avaliação pelo médico, mas também é confirmado pelo exame físico e pelos exames de função pulmonar (espirometria).

Quando a asma é desencadeada por um alérgeno ela é chamada de asma induzida por alergia, ou apenas asma alérgica. Esse é o tipo mais comum de asma, especialmente em crianças.

Asma alérgica ou asma induzida por alergia é um tipo de asma que é desencadeada ou agravada por alergias. A exposição a alérgenos (por exemplo, pólen, pelos, mofo, etc.) ou irritantes aos quais os pacientes são sensibilizados podem aumentar os sintomas da asma e precipitar exacerbações da asma em pacientes com asma.

Antagonistas dos leucotrienos
Estas medicações bloqueiam os efeitos dos leucotrienos, substâncias liberadas durante as respostas alérgicas. Os antagonistas dos leucotrienos podem ajudar a prevenir os sintomas de asma por até 24 horas. No Brasil o único medicamento desta classe disponível é o montelucaste.

Além disso, nos meses de baixas temperaturas, os sintomas alérgicos são facilmente confundidos com outras doenças. Este é o caso da asma, que costuma estar associada a um processo alérgico, e a bronquite, normalmente causada por uma infecção bacteriana ou pelo tabagismo.

A rinite e as reações alérgicas são caracterizadas, principalmente, por coriza, espirro e entupimento nasal. A asma, por sua vez, apresenta falta de ar, chiado no peito e tosse seca.

Uma crise de asma pode começar subitamente com sibilos, tosse e falta de ar. Outras vezes, a crise pode surgir lentamente, com piora gradual dos sintomas. Nos dois casos, as pessoas com asma, no geral, sentem inicialmente falta de ar, tosse e pressão no tórax. A crise pode durar apenas alguns minutos, horas ou dias.

O exame de espirometria na asma pode fornecer valiosas informações no diagnóstico dessa doença respiratória.

“Pode ocorrer tosse seca persistente, associada ou não com crise de asma. Na crise, além da tosse, ocorre falta de ar e chiado no peito. Estes sintomas podem ser intermitentes ou persistentes mas, se não tratados, podem se agravar e, em casos graves, apresentar risco de morte.”

A asma acontece a partir da inflamação das vias aéreas (os brônquios), que têm a passagem de ar diminuída por causa das secreções. As pessoas com esta doença costumam experimentar os sintomas quando suas vias aéreas estão obstruídas, inflamadas ou cheias de muco.