O que é bom para asma e tosse?

Perguntado por: umelo8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 10 votos

Os broncodilatadores são um dos principais medicamentos recomendados em caso de sintomas de bronquite asmática. Eles são utilizados por meio de inaladores e agem relaxando o músculo das vias respiratórias. Com isso, elas são abertas e aliviam o aperto torácico e a tosse, melhorando a respiração.

Tosse, sensação de falta de ar e cansaço são os principais sintomas, mas alguns remédios para asma e bronquite, como o Aerolin e o Berotec ajudam a controlar estes desconfortos.

Asma é uma doença crônica que acomete as vias respiratórias, especialmente os brônquios, que são os canais por onde o ar passa até chegar nos pulmões, fazendo com que fiquem inflamadas, inchadas e produzam muco, ou secreção extra. Isso pode causar dificuldade para respirar, tosse e falta de ar.

Considerados pilares para aliviar as crises de asma, remédios como fenoterol e salbutamol fazem efeito rapidamente, dentro de poucos minutos. Como o nome sugere, são substâncias que dilatam os brônquios, reduzindo a dificuldade respiratória, opressão no peito, chiado e demais sintomas da asma.

Entre os aspectos ambientais estão a exposição à poeira e barata, aos ácaros e fungos, às variações climáticas e infecções virais (especialmente o vírus sincicial respiratório e rinovírus, principais agentes causadores de pneumonia e resfriado, respectivamente).

O sulfato de salbutamol, substância ativa de Aerolin xarope, pertence a um grupo de medicamentos chamados broncodilatadores. O salbutamol relaxa a musculatura das paredes dos brônquios, ajudando a abrir as vias aéreas e tornando mais fácil a entrada e a saída de ar dos pulmões.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? Vick Vaporub® não deve ser usado em caso de alergia a qualquer componente da fórmula. Use este medicamento com precaução se você possui alguma doença crônica respiratória ou condições de hipersensibilidade das vias respiratórias como asma.

Evite acúmulo de sujeira ou poeira. Tome sol. A vitamina D está relacionada a uma série de doenças do aparelho imunológico, como a asma. Evite cheiros fortes.

Além da aspirina, os Anti-inflamatórios não esteroides (AINES) como piroxicam, diclofenaco, naproxeno e ibuprofeno podem aumentar a broncoconstrição (quando a musculatura lisa presente na parede brônquica se contrai, levando a uma redução na passagem de ar pelas vias aéreas).

Daniel Deheinzelin — A cortisona é o medicamento mais eficaz para controlar a crise de asma, mas deve ser usada criteriosamente, em baixas doses por curto período de tempo.

Como dormir de lado ou deitado na cama pode fazer com que o muco fique preso na garganta, é indicado elevar a cabeça usando um travesseiro, mas certifique-se de não levantar muito a cabeça, pois isso pode causar dor ou desconforto.