Quem tem problema de asma pode trabalhar?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 10 votos

As doenças respiratórias, como a asma, a bronquite crônica, a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e a fibrose pulmonar, podem ser consideradas como causa de incapacidade permanente para o trabalho e dar direito à aposentadoria por invalidez.

A asma ocupacional pode dar direito a aposentadoria por invalidez do INSS desde que o trabalhador esteja impossibilitado de retornar ao trabalho por tempo indeterminado e não puder ser reabilitado para uma outra função.

Em recente decisão, a justiça concedeu o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) a uma segurada portadora de asma brônquica irreversível.

Correr, praticar esportes, ou fazer trabalhos pesados pode causar sintomas de asma, mas estas atividades são boas para você. O médico pode prescrever uma medicação preventiva antes destas atividades. Entretanto, você deve evitar exercícios intensos se estiver com sintomas de asma ou saindo de uma crise mais forte.

O atestado médico de afastamento do trabalho deve ser restrito a um período de apenas 15 dias, cabendo ao médico do trabalho e ao perito do INSS a validação da necessidade de um período maior de afastamento do trabalho. IV.

O diagnóstico da asma é principalmente clínico, obtido após consulta e avaliação pelo médico, mas também é confirmado pelo exame físico e pelos exames de função pulmonar (espirometria).

Pneumologista. O pneumologista é um médico especialista no sistema respiratório. Ele vai ajudar você a resolver e diagnosticar qualquer problema entre nariz, traqueia e pulmões. Alguns médicos se concentram apenas em algumas doenças, como asma, fibrose pulmonar e DPOC, ou pacientes específicos, como crianças e idosos.

Para ter ideia, estudos recentes mostram que cerca de 6 pessoas morrem por dia devido à doença. O asmático tem tosse frequente que pode se estender por horas. Geralmente a tosse vem acompanhada de catarro, chiado e sensação de aperto no peito, cansaço e dificuldade para respirar.

O mais importante é que é possível viver bem, mesmo com a doença. “Todo asmático deve ter vida normal, mesmo que para isso tenha que tomar remédios regularmente. Por exemplo, qualquer atividade física pode e deve ser praticada por indivíduos com asma.

A asma não tem cura, mas com o tratamento adequado os sintomas podem melhorar e até mesmo desaparecer ao longo do tempo¹. Por isso, é fundamental fazer acompanhamento médico correto e constante, a maioria das pessoas com asma pode levar uma vida absolutamente normal¹.