Quem tem artrite pode comer banana?

Perguntado por: rpacheco . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 6 votos

Há alimentos que podem ajudar a aliviar dores provocadas pela doença, como: semente de linhaça; nozes; abobrinha; couve; lentilhas; bananas; pimentão. Além desses, você também pode incluir na alimentação: Peixes: o ômega-3 presente nos peixes ajuda a regular o sistema imunológico, apresentando ação anti-inflamatória.

Uma boa alimentação pode diminuir as dores da artrite reumatoide. Frutas vermelhas - a cor vibrante dessas frutas é dada pela antocianina, uma substância que é fonte de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Alguns exemplos são cereja, morango, romã e goiaba.

Confira 3 Sucos de frutas para combater a artrite reumatóide

  1. Suco de abacaxi.
  2. Suco de cereja.
  3. Suco de morango com melancia.

Verduras de coloração verde-escuro, incluindo espinafre, couve, brócolis e acelga, são fonte de antioxidantes. Ricas em cálcio, agem na proteção dos ossos. Na couve e no brócolis, especificamente, foi detectado a presença de sulforafano, substância que atua contra danos nas articulações.

Terapia de calor ou gelo
O calor pode ajudar a aliviar a rigidez muscular e articular, aquecer as articulações antes da atividade e/ou aliviar um espasmo muscular. Já a terapia fria pode ajudar a reduzir a inflamação, o inchaço e a dor nas articulações. Você também pode aquecer e congelar alternadamente.

Chá de gengibre
O gengibre é rico em gingerol, chogaol e zingerona que são substâncias anti-inflamatórias e imunomoduladoras. Ele pode ser consumido através de chás.

As frutas cítricas estão no topo da lista dos sucos bons para inflamação. Laranja, limão e abacaxi são exemplos disso. Mas, tem outras frutas e vegetais que também trazem esse benefício, como goiaba, maçã, couve, tomate, caju, maracujá, frutas vermelhas e romã.

Com base nos resultados, os cientistas concluíram que manter os níveis de vitamina D saudáveis pode ajudar a prevenir a artrite reumatoide, assim como outras doenças inflamatórias.

Você já ouviu falar por aí que o paciente com Artrite Reumatóide não pode tomar leite? Se sim, saiba que essa informação é falsa! Esse mito surgiu por considerar que o leite é um alimento inflamatório, que seria prejudicial para a saúde do paciente.

A vitamina C pode ser de alguma ajuda no alívio dos sintomas de artrite e artrite reumatóide. Aparelho Digestivo: Suco de limão pode aliviar os sintomas da constipação e indigestão.

Beba água Ela é importante para a formação do fluído sinovial, que ajuda a lubrificar a articulação e aumentar o crescimento de novas células na cartilagem. Quando não bebe água o suficiente, você reduz essa lubrificação, o que pode levar a uma inflamação nas articulações, movimentos mais rígidos ou até dores.

O Meloxicam é um anti-inflamatório muito indicado para tratar os sintomas da artrite reumatoide e das osteoartrites dolorosas. De ação rápida, ele alivia as dores e a inflamação e deve ser ingerido na dosagem de 15mg ao dia, ou, conforme orientação médica.

Alimentos fritos e processados geralmente contêm altos níveis de gordura saturada, sódio e aditivos químicos que podem aumentar a inflamação no corpo. Alimentos ricos em açúcar, como doces e refrigerantes, são alimentos que pioram os sintomas da artrite reumatoide.

Óleos essenciais de menta, eucalipto e melaleuca. Faça uma pomada que funciona como remédio caseiro para dores nas articulações. Use óleo de coco ou óleo de jojoba como base e acrescente óleos essenciais de menta, eucalipto e melaleuca.

São atividades como natação, andar de bicicleta e caminhadas. Alongamentos: são exercícios mais leves, mas que se praticados sempre, serão capazes de promover a melhora da qualidade muscular, além de reduzir as lesões provocadas pelo esforço do dia a dia e podem ser feitos em casa.

Uma boa dieta caracterizada por ser uma dieta anti-inflamatória e que pode ser implementada no caso de artrite e artrose é a dieta mediterrânea, pois inclui alimentos frescos da época, azeite, sementes, nozes, feijão, frutas e legumes.