Qual a melhor vitamina para dores nas articulações?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 20 votos

É principalmente por meio dos alimentos ingeridos que o organismo consegue os mais diversos nutrientes de que precisa para exercer suas funções. Nas articulações, estruturas que unem um osso ao outro, isso não é diferente. Para elas, entre os nutrientes mais importantes, a vitamina C e a vitamina D merecem destaque.

O cálcio é um dos principais componentes de todas as estruturas ósseas, incluindo as articulações, mas para ser aproveitado corretamente, o corpo precisa de boas quantidades de vitamina D.

A vitamina D é muito importante para a saúde dos ossos e músculos. Quando está em níveis baixos no nosso organismo, pode acarretar desconforto nas articulações, na estrutura óssea e dores musculares. Dores na coluna lombar também são muitos comuns em casos de pessoas com vitamina D baixa.

Os nutrientes mais importantes para a saúde óssea são cálcio, vitamina D e proteína¹. A nutrição é fator importante modificável no desenvolvimento/manutenção da massa óssea (MO) e prevenção da osteoporose³.

Faça uso da compressa quente pela manhã, para soltar aquela articulação mais rígida. À noite, a compressa fria para redução de possíveis inchaços após exercícios. Por mais simples que possa parecer, fazer massagens localizadas podem auxiliar e muito no alívio das dores das articulações.

Terapia de calor ou gelo
O calor pode ajudar a aliviar a rigidez muscular e articular, aquecer as articulações antes da atividade e/ou aliviar um espasmo muscular. Já a terapia fria pode ajudar a reduzir a inflamação, o inchaço e a dor nas articulações. Você também pode aquecer e congelar alternadamente.

Aplicar frio (por exemplo, com gelo) pode ajudar a aliviar a dor causada pela inflamação da articulação. As compressas quentes ou frias devem ser aplicadas durante pelo menos 15 minutos por vez para permitir a penetração profunda. A pele deve estar protegida do calor e frio extremo.

Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

O diagnóstico é feito através de uma exame de sangue chamado 25-hidroxivitamina D, e os valores de referência são:

  1. Deficiência grave: menor que 20 ng/ml;
  2. Deficiência leve: entre 21 e 29 ng/ml;
  3. Valor adequado: a partir de 30 ng/ml.

Realizar o mesmo movimento repetidas vezes pode ocasionar um enfraquecimento das articulações, ocasionando as dores. Em graus mais elevados, os movimentos de repetição podem desencadear fraturas ósseas e, também, o aparecimento de doenças como a tendinite, caracterizada pela inflamação ou irritação dos tendões.

O magnésio dimalato, por exemplo, é uma forma altamente absorvível pelo organismo e a sua biodisponibilidade superior já foi verificada em estudos. Isso significa que ele é melhor aproveitado pelo nosso corpo e, por isso, pode ser a melhor opção para quem busca benefícios específicos para as articulações.