Quem tem artrite pode comer feijão?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 3 votos

Uma boa dieta caracterizada por ser uma dieta anti-inflamatória e que pode ser implementada no caso de artrite e artrose é a dieta mediterrânea, pois inclui alimentos frescos da época, azeite, sementes, nozes, feijão, frutas e legumes.

Tomates, por sua vez, contêm licopeno, que ajuda a reduzir a dor associada à artrite.

Picos nos níveis de açúcar no sangue levam ao seu corpo produzindo substâncias químicas pró-inflamatórias conhecidas como citocinas. Eles podem piorar os sintomas da artrite reumatóide. Carboidratos simples, como lanches açucarados, bebidas, macarrão branco e pão, muitas vezes levam a esses picos de açúcar.

É preciso priorizar alimentos que tenham gorduras boas, encontradas no azeite extravirgem de oliva, nas nozes e no abacate. Substitua o pão branco, batatas e arroz por doses moderadas de pão integral, batata-doce e arroz integral. É uma boa opção, pois o paciente está adicionando mais fibras, que combatem a inflamação.

Conheça os alimentos inflamatórios

  • Carne vermelha. Por ter proteínas, vitaminas, minerais e aminoácidos, a carne vermelha, quando ingerida em excesso, induz o fígado a produzir uma substância que causa inflamação nas artérias. ...
  • Ultraprocessados. ...
  • Açúcar. ...
  • Gorduras trans. ...
  • Frituras. ...
  • Vegetais de folhas verde-escura.

Claro, bananas estão cheias de potássio, mas são também boas fontes de combate à artrite, como a vitamina B6, ácido fólico e vitamina C. Além disso, são facilmente digeridas e uma fonte essencial de fibra alimentar.

Confira 3 Sucos de frutas para combater a artrite reumatóide

  1. Suco de abacaxi.
  2. Suco de cereja.
  3. Suco de morango com melancia.

Você já ouviu falar por aí que o paciente com Artrite Reumatóide não pode tomar leite? Se sim, saiba que essa informação é falsa! Esse mito surgiu por considerar que o leite é um alimento inflamatório, que seria prejudicial para a saúde do paciente.

Assim como ocorre com o açúcar, os carboidratos refinados, como doces e massas, podem aumentar o peso e agravar o processo inflamatório do organismo. Por isso, quem tem artrite precisa consumir esse tipo de alimento com bastante moderação.

Pessoas com artrite reumatoide não podem comer carne de porco. MITO. Não há nenhuma prescrição específica que proíba o consumo de carne de porco. O que se recomenda é uma alimentação saudável, o que envolve a não ingestão de comidas gordurosas (gordura trans ou saturada).

Ao contrário do que muitos imaginam, a cafeína é benéfica para o nosso organismo, ajudando a controlar uma série de doenças e até a diminuir o ácido úrico. Então, o café pode ser tomado sim tranquilamente, porém, em nenhum caso deve consumido de forma exagerada!

Alimentos que devem ser evitados
Carne vermelha e de porco, aves, ovos e manteiga. Isso porque são alimentos de origem animal que contêm muita gordura saturada, o que é prejudicial para o paciente, pois aumentam a inflamação das articulações.

Evite movimentos rápidos ou repetitivos de articulações afetadas; Antes de começar, faça compressas com toalhas quentes ou tome um banho quente para relaxar seus músculos e articulações; Após a atividade, aplique gelo nas articulações por até 20 minutos.

Um estudo da “Toxicology and Industrial Health”, comprova a redução da atividade inflamatória da artrite reumatoide com o consumo de alguns alimentos simples como: como peixe de águas frias, coentro, tomate, cenoura, batata doce, brócolis, chá verde, alecrim e avelã.

Entre os alimentos com propriedades anti-inflamatórias estão gengibre, cúrcuma, tomate orgânico, alho, pimenta, maracujá, romã, frutas vermelhas, chá verde, azeite de oliva, linhaça, chia e peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta.