Qual a diferença entre artrite e fibromialgia?
Artrite reumatoide - O sistema imunológico do portador passa a atacar os tecidos que envolvem as articulações, causando dor, inchaço e rigidez e danificando-as de forma irreversível. Fibromialgia - Os portadores têm uma sensibilidade maior para a dor.
Quem tem fibromialgia pode ter artrite
A FM pode aparecer em pacientes que apresentam outras doenças reumáticas, como artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico, e muitas vezes dificulta uma completa melhora destes pacientes.
Qual a diferença da artrite reumatoide para fibromialgia
A dor da fibromialgia é mais generalizada, enquanto a artrite reumatoide se concentra inicialmente nas mãos, punhos, joelhos e planta dos pés. A AR e a fibromialgia também progridem de maneira muito diferente. A fibromialgia geralmente causa dor constante que pode piorar com falta de sono e estresse.
O que pode ser confundido com a fibromialgia
Logo, ela é comumente confundida com uma grande depressão ou com a síndrome da fadiga crônica.
Qual é a parte do corpo que a fibromialgia ataca
O principal indício da doença é a dor crônica generalizada, que atinge as partes acima e abaixo da cintura, os lados direito e esquerdo do corpo e pelo menos uma parte da coluna. Na maioria dos casos, a doença se instala de forma progressiva e o paciente vai percebendo os sintomas aos poucos.
O que inflama a fibromialgia
Na verdade, seria como se o cérebro das pessoas com fibromialgia estivesse com um “termostato” ou um “botão de volume” desregulado, que ativasse todo o sistema nervoso para fazer a pessoa sentir mais dor. Desta maneira, nervos, medula e cérebro fazem que qualquer estímulo doloroso seja aumentado de intensidade.
Como é a crise da fibromialgia
A dor é o principal sintoma, ocorrendo no corpo todo. A dor da fibromialgia é variável, e pode piorar durante as crises, com o estresse, a falta de sono e o clima. O portador de fibromialgia também pode ter sensações de queimação, formigamentos, e ainda ter a impressão de que algumas partes do corpo estão inchadas.
Como o reumatologista detecta a fibromialgia
O diagnóstico de fibromialgia é clínico, NAO havendo exames que a comprovem! Muito provavelmente a sua médica reumatologista pedirá alguns exames de sangue, não para comprovar a fibromialgia, mas para afastar outros problemas e outras doenças que possam simular esta doença.
Qual é o exame que detecta a fibromialgia
Qual exame detecta fibromialgia? Por enquanto, não existem exames para detectar fibromialgia. Há apenas a expectativa de um novo exame de sangue, mas que ainda está em estudo. Até o momento, o diagnóstico é realizado baseado nos sintomas e em um exame físico, feito pelo médico, que identifica cerca de 18 pontos de dor.
Quais partes do corpo a artrite reumatoide ataca
A doença também acomete órgãos como pele (nódulos reumatoides), olhos (uveíte), pulmões (pneumonite), glândulas salivares e lacrimais (síndrome de Sjögren), pode gerar manifestações hematológicas (anemias), atingir o sistema neurológico periférico (neuropatias), cardíaco, hepático ou renal (amiloidose).
Como é a fraqueza da fibromialgia
Fraqueza, que em alguns casos pode ser o aspecto mais importante da fibromialgia. Pessoas referem cansaço, falta de energia ou fadiga muscular. Pode se tornar difícil subir escadas, ter “força” para ir fazer compras ou mesmo trabalhar. Distúrbios do sono.