Quem tem arritmia cardíaca pode comer chocolate?

Perguntado por: edantas8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Comer chocolate pode reduzir risco de arritmia cardíaca e AVC, diz estudo. Ocorreu um problema. Tente atualizar a página. Um estudo dinamarquês divulgado no início de maio traz boas notícias para os chocólatras: o consumo de cacau e seus derivados pode fazer bem ao coração.

O consumo de alimentos estimulantes, como energético e café, bem como o uso de nicotina e outras drogas também pode modificar o funcionamento do coração.

Diabetes, hipertensão, colesterol alto, tabagismo, obesidade e sedentarismo, entre outros fatores, podem causar arritmias cardíacas e demais problemas cardiovasculares. Por isso, a prevenção começa por hábitos e comportamentos saudáveis.

Beba um copo de água gelada ou coloque uma compressa de gelo na cabeça. Fique em pé e dobre o tronco em direção às pernas, controlando a respiração. Conte até 100, mantendo o olhar para cima. Tome um chá calmante, como camomila, maracujá ou erva-doce.

Ele recomenda um chocolate de 13 gramas ou um com poucas calorias e, nessa quantidade, o doce pode fazer bem para o coração e para a saúde. Estudos mostram que os chocolates amargos (meio amargo e com 70% ou 90% de cacau) ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.

“Assim como no infarto, a arritmia cardíaca pode ser evitada e controlada com algumas medidas preventivas como reduzir o estresse, ter uma alimentação saudável, rica em legumes, frutas e verduras, não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas e de energéticos, não fumar e praticar alguma atividade física regularmente”, ...

Banana. Além de fazer muito bem para a saúde do coração, a banana é considerada a fruta preferida dos atletas, podendo reduzir os riscos de derrame e também de outros problemas de saúde relacionados à pressão sanguínea. Por possuir um grande teor de Potássio, a banana faz com que a pressão arterial diminua.

A maioria das arritmias são benignas e não exigem tratamento. Outras, entretanto, podem resultar em morte e necessitam investigação, controle e acompanhamento por um médico especialista. A consequência mais grave da arritmia é a morte súbita.

As arritmias cardíacas podem ser: taquicardia, quando o coração bate rápido demais; bradicardia, quando as batidas são muito lentas e em descompasso, com pulsação irregular, sendo sua pior consequência a morte súbita cardíaca (MSC).

Quais são as causas da arritmia cardíaca? São diversos os motivos que podem acarretar uma arritmia cardíaca, doenças como hipertensão, diabetes, hipertireoidismo, ao longo prazo, podem trazer consequências à estrutura cardíaca e aos pulsos elétricos, que produzem os batimentos, alterando o ritmo normal.

O ritmo cardíaco normal fica em torno de 60 a 100 batimentos por minuto. Quando praticamos esforço ou atividade física é normal que essa frequência aumente e passe de 100.

Morango, amora, jabuticaba, melancia, ameixa, framboesa… Ufa! Existem muitas frutas vermelhas que devem ser incluídas na alimentação diária pelos benefícios que trazem ao coração. Essas citadas, por exemplo, são ricas em antioxidantes, que ajudam a prevenir a aterosclerose.

Em sua fórmula, a manteiga contém nível alto de gordura saturada, que faz mal à saúde, principalmente ao seu coração. Portanto, prefira as margarinas. Mas se atente aos rótulos.