O que tomar para ter uma boa noite de sono?

Perguntado por: opereira . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 5 votos

Tomar um chá calmante antes de ir dormir, pode ajudar a induzir o sono e a dormir melhor. Alguns exemplos de chás com estas propriedades são os com valeriana, passiflora, cidreira, camomila ou lavanda, por exemplo. Saiba como preparar os chás calmantes.

Melatonina. A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pela glândula pineal e é a responsável pela regulação do ritmo circadiano e do sono. Ela também pode ser produzida sinteticamente, em laboratório, e consumida por pessoas com dificuldade para dormir.

Raiz de alcaçuz ou de valeriana; flor de camomila, de aveia ou de tília; folhas de tulsi, de alface ou de salsinha; casca de maçã ou aroma de lavanda... Só de listar essas plantas, que nos remetem a jardins bucólicos e xícaras de chá, já vem à mente uma sensação de conforto.

Tome um chá de camomila
Uma pesquisa mostrou que a bebida realmente tem efeito calmante, assim como os chás de maracujá e magnólia. Além disso, tomar uma bebida quente antes de ir para a cama tem o mesmo efeito de mudança de temperatura corporal que o banho quente, indicando para o cérebro que é hora de dormir.

Existem alguns relaxantes musculares que podem causar sonolência diurna. Dentre eles, podemos citar: Ciclobenzaprina (Miosan®, Musculare®, etc.); Carisoprodol (Mionevrix®, Mioflex®);

“Dores, doenças respiratórias, endocrinológicas, depressão e ansiedade, assim como distúrbios relacionados especificamente ao sono, como a insônia e a apneia do sono, podem interferir na qualidade ou na duração do sono”, afirma a médica.

Assim, para atingir o sono profundo, é necessário ter alguns hábitos antes de dormir. Por exemplo: evitar o uso de eletrônicos, bebidas alcoólicas e estimulantes, como café. Além disso, é preciso manter o ambeinte escuro para que o corpo produza melatonina – hormônio do sono – e desempenhe sua função de forma adequada.

Trazodona. A trazodona é um antidepressivo atípico com ação semelhante aos benzodiazepínicos e antidepressivos tricíclicos. O medicamento atua contra a depressão, ansiedade e insônia. Quando utilizado em doses mais baixas é um bom indutor de sono em pessoas que também sofrem dessas outras patologias.

Para fechar nossa lista, a erva cidreira, que tem em sua composição substâncias como o ácido rosmarínico, um sedativo natural dos mais eficazes.

Como efeitos colaterais, o medicamento pode provocar sonolência e relaxamento. Portanto, não é recomendado que o Dramin seja usado por quem tem de assumir alguma responsabilidade que pode gerar acidentes ou problemas para outros. Quem tem de dirigir, por exemplo, não deve fazer uso do Dramin.