É verdade que açúcar abaixa a pressão?

Perguntado por: eramires . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 13 votos

Entretanto, existe outro vilão: o açúcar. Em excesso, ele também faz a pressão subir.

Açúcar em excesso favorece pressão alta e sobrepeso.

Pesquisas anteriores haviam indicado que o consumo de grandes quantidades de alimentos contendo cacau poderia diminuir a pressão sangüínea, provavelmente devido à ação dos polifenóis – um grupo de substâncias químicas encontrado em plantas, incluindo os flavonóides, aos quais são atribuídos benefícios à saúde.

O consumo de sal sempre foi considerado um dos maiores vilões causadores do aumento da pressão arterial (PA). Mas uma revisão realizada por médicos de instituições americanas apontou que reduzir o consumo de açúcar pode ser tão ou mais importante do que controlar a ingestão de sal.

Pessoas com diabetes e pressão alta devem evitar sucos industrializados e bebidas isotônicas, pois eles têm restrições quanto às quantidades de açúcar e sódio ingeridas.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.

Ervas, raízes, cereais ou frutas que possuem substâncias com propriedades antioxidante e vasodilatadora comprovadas melhoram a circulação sanguínea, diminuindo a pressão nas artérias. Alguns exemplos são cúrcuma, hibisco, alfavaca, romã, mirtilo, gengibre, limão, alpiste, mangaba, ruibardo, aipo, alho e aveia.

Chocolate
Uma revisão de 20 trabalhos científicos, com mais de 800 participantes, concluiu que o doce contendo de 50 a 85% de cacau faz a pressão cair cerca de 3 mmHg. Basta se deliciar com um quadrado ou, no máximo, uma barrinha.

2. Doces e bebidas adoçadas. Quantidades exageradas de açúcar na dieta podem ser reponsáveis pelo aumento dos níveis de gordura no sangue. A substância vai se acumulando nas paredes dos vasos, diminuindo a amplitude das veias e artérias, atrapalhando o fluxo sanguíneo e aumentando a pressão.

O medicamento desta classe mais utilizado é o captopril. Entretanto apesar do medicamento possuir uma forma farmacêutica desenvolvida e fabricada para administração via oral, ele vem sido utilizado a muitos anos pela via sublingual em emergências hipertensivas.

No dia a dia, se você foi diagnosticado com pressão baixa ou sofre com crises de hipotensão, consuma bastante água e alimentos salgados. Nesse caso, a ingestão de água irá ajudar a resfriar a temperatura corporal. Além disso, também ajuda a eliminar o sal que for consumido a mais, evitando inchaços.