Como fazer para lavar o nariz com soro fisiológico?

Perguntado por: ibelem . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 10 votos

Lembrando que o soro fisiológico é: para cada litro de água, uma colher de chá de sal. E é isso. Se você vai ferver um copo de água só, você joga uma pitadinha de sal. Depois, se você puder, pega uma seringa, coloca a seringa em uma narina, tapa a outra e joga o líquido com força pra dentro.

A lavagem nasal deve ser feita com uma solução salina, como o soro fisiológico. Basta aplicá-lo em uma das narinas com a ajuda de uma seringa sem agulha, até que a solução saia pela outra narina. Repita o procedimento algumas vezes.

A lavagem nasal é um procedimento que “enxágua” a cavidade nasal. A solução usada pode ser variada conforme sua necessidade, mas comumente o soro fisiológico é o mais utilizado. É muito segura, rápida e eficaz para limpar as vias aéreas superiores.

4º: Acreditar que se o soro não sai pelo outra fossa nasal, a lavagem não funcionou. Quanto mais soro maior a probabilidade de sair pela outra narina, mas não é regra, não é porque não saiu que não funcionou, a criança engole e sairá nas fezes, sem problemas.

“No entanto, quando muita força é empregada no jato, ou com volume acima do indicado, especialmente em crianças (até 30 ml por cavidade), podem ocorrer otites e até crises de pneumonia”, reitera.

Vc não vai afogar, o soro não vai para o cérebro! Ajuda nas rinites, sinusites, asma.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

As compressas mornas ajudam a deixar as secreções mais fluidas e têm um efeito semelhante ao do vapor. Umedeça uma toalha em água quente, ou passe o ferro sobre o tecido até que esteja quente. Em seguida, coloque sobre o rosto na região do nariz e deixe a temperatura esfriar por cerca de 15 minutos.

Depois da lavagem, podemos assoar e com vigor e sentir o grande alívio que essa medida nos traz.

O soro ou a água usados na lavagem nasal não vão para o pulmão, desde que a técnica seja realizada corretamente. Normalmente, o soro colocado numa narina durante a lavagem nasal sai pela outra narina ou escorre para a garganta.

Coloque a seringa na entrada de uma das narinas e pressione até que o soro saia pela outra narina; Repita a técnica pelo menos 2 vezes por dia para uma limpeza eficaz.

Isso porque a água da torneira possui elementos químicos, como o cloro, que podem ser nocivos a fisiologia nasossinusal.

Lavar o nariz com soro gelado:
Portanto, ao usar o soro fisiológico gelado na lavagem, estes cílios terão seus movimentos prejudicados. Além disso, o soro gelado traz dor e irritação dentro do nariz. Concluindo: Realize a lavagem nasal com soro em temperatura ambiente ou levemente morno.

Inicialmente deve-se aquecer o soro fisiológico ou similar até a temperatura corporal; para tanto, pode-se friccionar o frasco entre as mãos ou colocá-lo na axila durante certo tempo.

Os riscos da lavagem nasal incluem sintomas locais como: Dor/ardência na narina; Sangramento nasal; Dor de ouvido.