Como fazer vapor para sinusite?

Perguntado por: nfelix . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

Se possível, vale colocar algumas gotas de essência de eucalipto ou mentol no box do chuveiro e ligar a água quente por algum tempo, o que melhora ainda mais o efeito. Ficar na banheira desse mesmo modo também pode ajudar a afrouxar o muco e os detritos que estão presos no nariz.

Nebulização com água, sal e eucalipto
O eucalipto é expectorante e inalar seu vapor reduz as secreções acumuladas. O sal e a água potencializam o efeito. Assim, trazendo maior sensação de bem estar durante as crises de sinusite.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

Coloque 2 colheres de chá de Vick VapoRub em uma vasilha com meio litro de água quente, não fervendo, e inale o vapor por 10 a 15 minutos, aliviando a sua tosse e congestão nasal.

Eliminar o excesso de catarro assoando o nariz ou fazendo a lavagem nasal com soro fisiológico é uma forma eficiente de aliviar a tosse da sinusite, pois evita que aconteça o gotejamento.

A lavagem nasal com soro fisiológico ou com solução salina, por exemplo, são soluções recomendadas para todas as pessoas com sinusite.

Evite beber álcool e cafeína antes de dormir. Ambos podem deixá-lo desidratado, o que pode agravar os sintomas da sinusite. Faça o que puder para se manter hidratado. A hidratação naõ somente o ajudará a se sentir melhor, mas também pode ajudar a aliviar algumas dores nos seios da face.

No cérebro
O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.

Outra dica é fazer inalação para tosse com catarro. Você pode usar um aparelho inalador com água ou respirar fundo durante um banho quente. Outra ideia é ferver o líquido, colocar num recipiente, aproximar o rosto do vapor e cobrir a cabeça para que o vapor se acumule e seja aspirado.

A aplicação pode ser no peito, pescoço, nas costas e misturado com água quente, a partir do momento que a inalação é realizada, o vapor dos óleos essenciais atuam diretamente para desobstruir as vias aéreas proporcionando alívio e conforto para a respiração.

Fluimucil® é um medicamento que age sobre as secreções (muco) das vias aéreas (nariz) deixando-as menos espessas, ajudando na limpeza. Também possui ação antioxidante nos processos inflamatórios nasais.

Ele recomenda evitar o consumo de farinhas refinadas, açúcar, queijo e derivados do leite. O ambiente também é um fator importante. Costumam funcionar como gatilhos para as crises locais com muita poeira, ar-condicionado sujo, fumaça, poluição e cigarro.

A sinusite seca é uma inflamação dos seios paranasais sem secreção nasal, causada por fatores como baixa umidade e desidratação. Os sintomas incluem dor nos seios paranasais e nariz seco. O tratamento envolve aliviar os sintomas e abordar as causas subjacentes, como aumentar a umidade do ambiente e manter-se hidratado.

A sinusite crônica geralmente é noturna e aumenta de intensidade quando você deita porque a secreção escorre e irrita as vias aéreas.

Embora assustadora, a sinusite que evolui para óbito é rara. “Não é comum, porque mais de 80% dos quadros de sinusite são virais, e não tem essa progressão. No caso das bacterianas, uma porcentagem pequena vai evoluir para um abscesso orbital ou meningite, que é algo mais grave”, diz o especialista.

Todos esses problemas podem ocorrer, pois a sinusite acontece quando há uma inflamação das cavidades da face que têm relação com a mucosa do nariz, os chamados seios paranasais. Essa inflamação pode chegar ao cérebro e provocar meningite.